Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ESPANHA PUBLICA LISTA DE OBRAS APREENDIDAS DURANTE A GUERRA CIVIL E A DITADURA DE FRANCO

2024-06-13




O Ministério da Cultura de Espanha publicou uma lista de mais de 5.000 itens saqueados pelo regime de Franco – incluindo pinturas, esculturas, jóias, mobiliário e ornamentos religiosos – para ajudar as pessoas a recuperarem os bens da sua família quase um século depois de terem sido levados para guarda após o surto da guerra civil.

O inventário, que faz parte dos esforços do governo para levar “justiça, reparação e dignidade” às vítimas do conflito e da subsequente ditadura, foi publicado online na quarta-feira.

A maioria das 5.126 peças da lista foram originalmente recolhidas e colocadas em armazenamento protetor pelo governo republicano depois do golpe militar de Franco, em julho de 1936, ter desencadeado a guerra civil. No entanto, eles não foram devolvidos aos seus proprietários quando o conflito terminou.

“Durante os primeiros dias da revolta militar, o governo republicano criou o Comité para a Requisição e Proteção do Património Artístico, uma instituição dedicada a proteger itens do património cultural contra saques e bombardeamentos, colocando-os em armazenamento seguro”, disse o ministério na quarta-feira.

“À medida que as tropas rebeldes ganharam terreno, criaram o Serviço de Defesa do Património Artístico Nacional, que foi encarregado de devolver as obras aos seus proprietários quando a guerra terminasse.”

Mas quando a guerra terminou com a vitória de Franco em Abril de 1939, muitas das peças foram apreendidas e espalhadas por diferentes museus, colecções e instituições.

Depois de vasculhar as suas colecções, nove museus estatais – incluindo o Museu Arqueológico Nacional, o Museu Nacional de Antropologia e o Museu da América – encontraram peças que tinham sido requisitadas durante a guerra civil ou no seu rescaldo imediato. O Ministério da Cultura, entretanto, identificou uma das pinturas da sua própria coleção como estando entre as obras apreendidas.


Fonte: Guardian