Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


QUE ARTE FAZ ACELERAR O SEU CORAÇÃO?

2024-10-28




A Galeria de Arte de Ontário faz disparar os corações dos visitantes com a sua mais recente experiência: um monitor de ritmo cardíaco concebido para fornecer informações sobre hábitos e preferências de visualização. Lançado a 17 de setembro, o Art Rate Monitor oferece aos utilizadores a hipótese – de acordo com a sua página no site AGO – de “obter um instantâneo da sua experiência única na galeria e transformar a forma como se liga à arte”.

A experiência “The Art Rate Monitor” está incluída no custo da entrada na galeria (30 dólares) e envolve os visitantes a usar um cordão e uma pulseira. O dispositivo regista a localização do utilizador nos quatro pisos da galeria graças a 70 faróis de geolocalização fixados nas paredes por baixo de determinadas obras de arte. A pulseira utilizada é um típico monitor de ritmo cardíaco, usado numa pulseira preta de marca.

Assim que os frequentadores da galeria concluírem a visita e devolverem a pulseira e o cordão, receberão gratuitamente um relatório personalizado por e-mail, informando a sua “persona artística”. O relatório inclui informações como quais as obras de arte que passaram mais tempo a ver, a sua paleta de cores preferida e quais as obras de arte que aumentaram ou diminuíram mais a sua frequência cardíaca.

A experiência faz parte da Gallery of Us, a nova plataforma da marca desenvolvida pela Art Gallery of Ontario com a agência de marketing Zulu Alpha Kilo e a empresa de desenvolvimento de software WXM Tech.

Embora a AGO lhe chame uma “experiência de galeria inédita”, o Art Rate Monitor não é a primeira tecnologia de monitorização corporal a ser trazida para um espaço de galeria. Este ano, o Art Fund no Reino Unido lançou a sua experiência “Art on the brain”, na qual os visitantes dos museus de Bath, Guildford, Wakefield, Cardiff, Warwickshire e Edimburgo tiveram as suas ondas cerebrais monitorizadas e visualizadas através de uma bandana fina.

“O AGO orgulha-se da sua coleção de arte que é tão diversificada como o nosso público e agora, pela primeira vez, graças ao inovador Art Rate Monitor, somos capazes de mostrar alguns dos impactos fisiológicos reais de passar tempo com arte”, disse Herman Lo, diretor sénior de experiência do visitante na galeria, à Artnet News. “O feedback dos visitantes – mais de 3.000 dos quais participaram até agora – tem sido muito positivo, com muitos surpreendidos com os resultados. Estes tipos de atividades lúdicas destacam como cada visita e cada visitante são únicos. Esta é a nossa galeria.”.

Julian Cox, curador-chefe da AGO, afirmou que “existe absolutamente uma relação entre as reações físicas e emocionais que temos às obras de arte”.

A experiência Art Rate Monitor está a decorrer na Art Gallery of Ontario até 19 de novembro.


Fonte: Artnet News