Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

ANIMAÇÃO PORTUGUESA NA QUINZENA DOS REALIZADORES EM CANNES 2017

2017-04-20




A curta-metragem “Água Mole”, realizada por Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires), vai integrar a 49ª edição da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, que decorre entre 18 e 28 de maio em França.

Desenvolvida com recurso à técnica da gravura, a animação “Água Mole” é um poético retrato da desertificação do interior do país através do ponto de vista dos que se recusam a abandonar o local onde nasceram. O filme, produzido pela Bando À Parte, junta entrevistas reais a uma narrativa ficcionada.

“Este filme surgiu a partir de um conjunto de viagens que fomos fazendo no interior de Portugal, onde recolhemos alguns registos sonoros. A curta pretende mostrar principalmente o lado de quem opta por ficar na sua terra nestas correntes migratórias”, explicam as realizadoras. “Tratando-se de uma animação, que é o cinema que fazemos, sentimos esta estreia em Cannes como uma oportunidade incrível para a levar a animação a um público mais abrangente”, acrescentam.

Laura Gonçalves nasceu em 1988 e concluiu o curso de Arte e Multimédia-Animação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Trabalhou em filmes de José Miguel Ribeiro, Marta Monteiro, Vasco Sá e David Doutel, Joana Bartolomeu e Joana Toste. Em 2012, realizou a sua primeira curta de animação “Três Semanas Em Dezembro”, no âmbito do Mestrado de Animação na Arts University Bournemouth, filme que conquistou o Prémio Jovem Cineasta Português no Cinanima. Em 2015, realizou, juntamente com Abi Feijó, Alice Guimarães e Daniela Duarte, a curta “Nossa Senhora da Animação”, produzida pela Curtas Metragens CRL, já exibida na RTP e nos Canais TVCine e Séries.

Alexandra Ramires (Xá) nasceu em 1987 e licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Começou a trabalhar em animação em 2009 na produtora Sardinha Em Lata onde colaborou em filmes de David Doutel e Vasco Sá, José Miguel Ribeiro e Marta Monteiro. Desde 2013, trabalha na produtora Bando À Parte onde voltou a colaborar com David Doutel e Vasco Sá na animação “Fuligem” e na curta “Fim de Linha” de Paulo D’Alva e António Pinto. “Água Mole” é o seu primeiro filme.

Juntamente com esta animação, estará também presente nesta secção a curta portuguesa "Farpões, baldios" de Marta Mateus, produzida pela C.R.I.M. e protagonizada por crianças e rodado no Alentejo.


Fonte: Agência da Curta Metragem