Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

`DIDO E ENEIAS´ABRE HOJE A TEMPORADA DA COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

2017-10-12




Uma nova versão de "Dido e Eneias", dos coreógrafos São Castro e António Cabrita, vai abrir hoje, às 21:00, no Teatro Camões, em Lisboa, a nova temporada 2017/2018 da Companhia Nacional de Bailado (CNB).

"Dido e Eneias" estará em palco até 22 de outubro, com música de Henry Purcell, inspirada na ópera barroca do compositor inglês, sobre a trágica história de amor.

Este novo trabalho é o resultado de um convite da anterior diretora artística da CNB, Luísa Taveira, que levou os dois coreógrafos a fazerem uma viagem pelo território barroco, alicerçada numa pesquisa musical e dramatúrgica, com a colaboração do escritor Gonçalo M. Tavares.

"Dido e Eneias" foi a primeira e a única ópera composta pelo compositor barroco inglês Henry Purcell e é considerada a primeira ópera de fôlego inglesa, inspirada no quarto livro da "Eneida", de Virgílio.

Retrata a vida trágica da rainha de Cartago, Dido, assombrada pela responsabilidade de governar e pela impossibilidade de concretizar o amor com o guerreiro troiano Eneias.

Com direção e coreografia de António Cabrita e São Castro, a peça tem Gonçalo M. Tavares na assistência à dramaturgia e figurinos de Nuno Nogueira, com interpretação de bailarinos da CNB.


Fonte: RTP