Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


BALKRISHNA DOSHI RECEBEU O PRÉMIO PRITZKER 2018

2018-03-08




Arquiteto, planejador urbano e educador, Balkrishna Doshi, recebeu o Prémio Pritzker 2018, a maior honra da arquitetura. Ele é também o primeiro prémio Pritzker da Índia.

"Ao longo dos anos, Balkrishna Doshi sempre criou uma arquitetura séria, nunca chamativa ou seguidora das tendências", afirmou o jurado do prémio Pritzker num comunicado. "Com um profundo sentido da responsabilidade e o desejo de contribuir para o seu país e para as pessoas através de uma arquitetura autêntica e de alta qualidade, Balkrishna criou projetos para administrações públicas e instituições públicas, instituições educacionais e culturais e residências para clientes particulares, entre outros. Doshi está bem ciente do contexto no qual os seus edifícios estão localizados. As suas soluções têm em consideração as dimensões social, ambiental e econômica, e, portanto, a sua arquitetura está totalmente comprometida com a sustentabilidade".

Entre os vários projetos da Doshi estão o Centro de Planejamento e Tecnologia Ambiental, o Salão do Memorial Tagore, o Instituto de Indologia e o Salão Premabhai, todos localizados na cidade de Ahmedabad, em Gujarat, na Índia. Ele também projetou os complexos residenciais Vidhyadhar Nagar Masterplan e Urban Design em Jaipur, no estado indiano do noroeste do Rajasthan. "Todo o objeto que nos rodeia e a própria natureza - luzes, céu, água e tempestade - tudo está em uma sinfonia", diz Doshi. "E essa sinfonia é o que é a arquitetura. O meu trabalho é a história da minha vida, evoluindo continuamente, mudando e investigando... procurando retirar o papel da arquitetura e olhar apenas para a vida ".


Fonte: Artforum