Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA VENCE PRÉMIO ACESSO CULTURA - LINGUAGEM SIMPLES 2018

2018-03-14




O Museu da Presidência da República é o vencedor do Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018 pelo texto introdutório da exposição "Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra. 100 anos da primeira visita de Estado".

Nas palavras da Acesso Cultura, entidade que promove a melhoria das condições de acesso físico, social e intelectual aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro, "de entre os vários textos que podemos encontrar numa exposição, é ao texto do painel de introdução que cabe, em primeira mão, a responsabilidade de influenciar a experiência da visita. É ao depararem-se com este texto que os visitantes se interrogam: "O que vou ver? Porque é que me querem mostrá-lo? O texto vencedor do Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018 não deixa margem para dúvidas quanto ao que vai ser visto e ao porquê do tema escolhido." O texto destaca-se ainda por ter um tom próximo e um fio narrativo límpido e bem construído que conduz o leitor, sem nunca se tornar paternalista.

O júri, contituído por Cristina Nobre Soares, copywriter e storyteller, Hugo Sousa, Comunicador cultural, e Rita Tomás, Assistente de Comunicação do Teatro Maria Matos, decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à Formas Efémeras, Unipessoal Lda., pelo texto da exposição Casa do Bombo de Lavacolhos, reconhecendo "uma tentativa importante e de salutar de combinar um design expositivo claro com uma linguagem simples e acessível, pontuada por elementos complementares, capaz de fazer chegar a informação a públicos com diversos interesses e entendimentos."

Este ano a Acesso Cultura recebeu candidaturas de 15 entidades de vários pontos do país.



Fonte: Acesso Cultura