Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

10+1 ANOS DA APPLETON SQUARE: CONVERSA COM RUI HORTA, JULIÃO SARMENTO E VERA APPLETON

2018-04-09




A 10 de abril de 2007, no então ainda pouco badalado bairro de Alvalade, a Appleton Square abria portas, com uma exposição inaugural de Lawrence Weiner, intitulada “Books do Furnish a Room”. Desde então, organizaram-se mais de noventa exposições, cursos, conferências, conversas, a par de inúmeras outras iniciativas, que marcaram um ciclo de onze anos de programação cultural, ao longo do qual se escreveu a história de um espaço híbrido, independente e com uma identidade muito própria. Ciclo este, que agora se encerra, dando lugar a um novo formato, que se propõe ir mais além no seu propósito, como na sua dinâmica de conceito e de conteúdo. É já a partir de setembro, que a Appleton ganha novas formas, deixando de ser “Square”, passando a chamar-se, simplesmente, Appleton – assumindo-se como uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal vocação apresentar arte, e não vender arte. Uma nova Appleton, que passa a ter duas linhas programáticas autónomas, conforme anunciado na sua programação para 2018/2019.

Em celebração destes onze anos, e com o intuito de apresentar o seu novo rumo, o público é convidado a participar numa conversa com Rui Horta, Julião Sarmento e Vera Appleton, moderada por Filipa Oliveira, com data marcada para o próximo dia 19 de abril, às 22h00 (entrada livre).

Por esta ocasião, é lançado o livro “Appleton Square X+I” que convida a uma incursão pelo legado de uma década de projetos e de colaborações que contam a história da Appleton Square. Com uma edição de 500 exemplares, o livro conta com a contribuição de: Lawrence Weiner, Fatima Marques Pereira, João Paulo Feliciano, Vera Appleton, Susana Mendes Silva, João G Appleton, Julião Sarmento, Rui Horta, Belen Uriel, Nuno Crespo, Ana Yokochi, João Appleton, Joana Villaverde, Ana Anacleto e Bruno Marchand, Francisco Tropa, Ana Nobre de Gusmão, Alexandre Conefrey, Nicolas Oliveira e Nici Oxley, Edgar Pires, David Silva Revés, Angela Ferreira, Ana Cristina Cachola, Susana Mendes Silva, José Pedro Croft, Nuno Sousa Vieira, Pedro Cabrita Reis, José Loureiro, David Barro, Ana Jotta, Catarina Real e Miguel Vieira Baptista.

Neste contexto, é também apresentado um vídeo retrospetivo, que acompanha o livro, com um título homónimo: “Appleton Square X+I”. No piso inferior, serão projetados vídeos documentais, relacionados com o trabalho realizado pelos artistas que integraram exposições patentes na Appleton Square ao longo deste ciclo (cerca de 11 vídeos em loop).

A partir das 23h30, o DJ set fica a cargo de André Cepêda e Rui Toscano.


Fonte: Appleton Square