Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


OPEN CALL | PARALLEL - NOVA PLATAFORMA DE FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA PROCURA NOVOS CURADORES E FOTÓGRAFOS

2018-04-12




O PARALLEL Open Call para novos curadores e artistas já está aberto e a decorrer até ao dia 4 de maio de 2018. O convite da PARALLEL – European Photo Based Platform tem como objectivo seleccionar 30 novos artistas e 8 novos curadores que trabalhem com fotografia, novos media e artes visuais para o seu segundo ciclo de actividade, que começa em Junho de 2018 e termina em Setembro de 2019.

Os artistas e curadores seleccionados participarão num dos processos criativos mais inovadores da fotografia contemporânea, partindo do zero e indo até à exposição, juntamente com outros 37 artistas e curadores de todo o mundo e, também, com apoio dos mais prestigiados profissionais na área. Para os artistas, o segundo ciclo do PARALLEL envolve a orientação artística da Plataforma, visando o desenvolvimento de um novo projecto, e viagens para apresentação do seu trabalho em várias exposições nacionais e internacionais. Capa Center, QUAD/FORMAT, Photo London ou Arles estão entre os locais a receber os trabalhos dos artistas PARALLEL. Para os curadores, a participação inclui, igualmente, a orientação artística da PARALLEL, visando o desenvolvimento do seu projecto curatorial - que terá por base o novo trabalho produzido pelos artistas do 2º ciclo - , a organização de exposições nos países dos quais os membros PARALLEL são oriundos e a possibilidade de serem vencedores do Prémio PARALLEL, num dos momentos mais relevantes deste segundo ciclo: o PARALLEL Review Lisboa, o primeiro momento em que todas as novas exposições dos curadores serão apresentadas.

Para todos os candidatos, esta é uma oportunidade para alargar a sua rede de contactos em todo o mundo. Zagreb (HR), Derby (UK) ou Arles (FR) são apenas alguns locais onde todos terão oportunidade de trabalhar. Os artistas seleccionados também ganharão ampla exposição, vendo seu projecto promovido internacionalmente, através de várias actividades PARALLEL e o seu trabalho será publicado no Catálogo anual PARALLEL Atlas.

Conhecer os profissionais mais prestigiados da área é, igualmente, uma das vantagens da participação neste projecto. Os trabalhos apresentados serão avaliados por Esther Teichmann, artista sediada em Londres, doutorada em Belas Artes pelo Royal College of Art; Jörg Colberg, escritor, fotógrafo e professor, sediado em Northampton (EUA), fundador e editor do CPhMag.com; Louise Clements, directora artística do QUAD (Derby UK), desde 2001, fundadora e directora do FORMAT International Photography Festival; Simona Vidmar, curadora-chefe da Maribor Art Gallery (SI), mestre em História de Arte (Graz, AT) e mestre em Gestão de Artes (Londres, UK) e Nuno Ricou Salgado, director artístico da PARALLEL – European Photo Based Platform, foi também director criativo do Flâneur - New Urban Narratives (2015-17), projecto co-financiado pela Comissão Europeia e pela UNESCO. Nuno foi premiado com o prémio Produtor Português do Ano de 2014.

Detalhes para as candidaturas aqui:

Curadores www.picter.com/parallel/open-call-2018/

Artistas www.callforcurators.com/…/parallel-open-call-2018-…/