Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


VENCEDORES DOS `FAD ARCHITECTURE AWARDS 2018´EM DESTAQUE NA 4ª EDIÇÃO DO `ARCHI SUMMIT´

2018-06-12




Jaume Mayol e Irene Pérez Pirrefer, a dupla de arquitetos catalães do ateliê Ted’A, recentemente distinguida nos FAD – Fomento de las Artes y del Diseño Architeture Awards, de Barcelona, vai marcar presença entre os keynote speakers do “Archi Summit 2018”, que este ano se realiza nos dias 12 e 13 de julho, no LX Factory. Com os projetos Can Picafort e Escola Orsonnens, a dupla catalã arrecadou, em ex aequo, o primeiro prémio nas categorias FAD Interiorismo e FAD Internacional, atribuídos no passado sábado, dia 9 de junho, entre cerca de 400 projetos inscritos.

A dupla representante do ateliê de arquitetura Ted’A irá participar nas conferências da tarde do Archi Summit, no dia 12 de junho, onde darão a conhecer alguns dos seus principais projetos, entre eles os projetos vencedores nos FAD Architecture Awards 2018. A requalificação do largo Fonte Nova, em Lisboa, e a intervenção temporária feita em Serralves, com o Pavilhão do Lago, colocaram Portugal na lista de galardoados, juntamente com a menção especial ao projeto de instalação da Casa da Arquitetura, na Real Vinícola, de Matosinhos.

O Archi Summit tem apostado na criação de um programa de excelência com grande capacidade para atrair arquitetos de renome a Portugal àquele que é o maior evento nacional de arquitetura através da proposta de uma nova abordagem de debate no setor. Tendo reunido mais de 2.000 arquitetos ao longo das suas três edições, entre os quais grandes nomes da arquitetura internacional e nacional como Manuel Aires Mateus, Carrilho da Graça, Gonçalo Byrne e Nuno
Portas, o Archi Summit espera este ano um aumento em cerca de 30% do número de participantes face a 2017, ano em que registou mais de mil inscritos.
Na sua quarta edição o evento irá homenagear no LX Factory a simbiose entre o bruto e o quase devoluto, integrada num espaço repleto de arte urbana, com uma área de exposição de 1.500m2 inspirada num projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas. Na exposição de materiais para a arquitetura e construção, este ano estarão em destaque algumas indústrias líderes do setor, como a Margres e Love Tiles, a Amorim, a Barbot, a Secil, a Gyptec e a Sonae.

Os FAD Awards premiam desde 1958, ano após ano, as melhores obras da arquitetura da Península Ibérica de forma independente, sendo um dos galardões mais importantes e prestigiados do setor nas últimas décadas. A lista de premiados da edição deste ano, que assinala os 60 anos de existência dos FAD Awards pode ser consultada em arquinfad.org/premisfad/es/