Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ANNA BURNS VENCE MAN BOOKER PRIZE COM `MILKMAN´

2018-10-17




Escritora norte-irlandesa foi a escolhida entre seis finalistas.

Anna Burns venceu, esta terça-feira, o Man Brooker Prize, um dos mais prestigiados prémios literários, com o romance 'Milkman'.

Com esta distinção, Anna Burns ganhou ainda um prémio de 50 mil libras (cerca de 56 mil euros) e tornou-se na primeira norte-irlandesa a arrecadar a distinção.

'Milkman' narra as questões da violência e do poder durante o conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do É publicado pela Faber & Faber, e é a terceira novela da autora de 55 anos, nascida em Belfast.

A narradora, uma jovem, tem de lidar com um homem mais velho que usa os seus laços familiares, a pressão social e as ligações políticas como arma de assédio sexual. De acordo com o responsável do painel de jurados Kwame Anthony Appiah, este é romance fundamental na era do #MeToo.

"Ela é assediado por um homem que está sexualmente interessado nela, e ele tira vantagem das divisões na sociedade para usar o poder que tem para a perseguir", disse Appiah à BBC.

Para além de 'Milkman', estavam nomeados 'The Long Take' de Robin Robertson, 'Washington Black' de Esi Edugyan, 'Everything Under' de Daisy Johnson, 'The Mars Room' de Rachel Kushner e 'The Overstory' de Richard Powers.

Anna Burns sucede a George Saunders, que venceu o prémio em 2017 com 'Lincoln no Bardo'. É a 17ª mulher a vencer o prémio em 50 edições.




Fonte: Notícias ao Minuto