Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


2ª EDIÇÃO DE `FARE CINEMA. AS PROFISSÕES DO CINEMA´ NO INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA DE LISBOA

2019-05-20




De 20 a 26 de maio tem lugar no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa a 2ª Edição de “Fare Cinema”, promovida pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, em colaboração com o Ministero per i Beni e le Attività Culturali, a ANICA e o Istituto Luce-Cinecittà, com o objetivo de promover no mundo a produção cinematográfica italiana contemporânea.

“Fare Cinema” é dedicado às diferentes “profissões do cinema”, ou seja todas aquelas categorias profissionais – atores, realizadores, argumentistas, diretores da fotografia, cenógrafos, compositores, figurinistas, maquilhadores, montadores, efeitos especiais etc. – que fazem parte do complicado mecanismo da produção cinematográfica e que, à frente ou atrás da máquina de filmar, contribuem para o sucesso do nosso cinema em Itália como no estrangeiro.

Para a abertura da iniciativa no dia 21 DE MAIO decorre no Instituto Italiano de Cultura a palestra “Compor para o cinema” pelo músico e compositor Pasquale Catalano, autor das músicas e bandas sonoras de filmes de sucesso, com inúmeras nomeações aos Nastri d'Argento, aos David di Donatello, ao Globo d'Oro, e vencedor dos prémios Golden Graal 2005, Ciak d'Oro 2014, Festival di Spello 2016. Após os estudos de piano, guitarra, violino e composição, Pasquale Catalano aproxima-se do mundo do cinema, colaborando com o realizador Pappi Corsicato e, sucessivamente, com Paolo Sorrentino (L'amore non ha confini, L'uomo in più e Le conseguenze dell'amore) e com Ferzan Ozpetek (Mine Vaganti, Magnifica Presenza, Allacciate le Cinture, Napoli Velata). Suas também são as bandas sonoras de La Guerra di Mario, Alaska, La Doppia Ora, Sono Tornato, Romanzo Criminale-la Serie, La Siciliana Ribelle, Signorina Effe. Com A Versão de Barney ganha numerosos prémios internacionais entre os quais o Genie Award 2010.

“Quando o cinema encontra a arte” é o título da apresentação no dia 22 DE MAIO por parte do realizador Emanuele Imbucci que mostra o seu primeiro trabalho para o cinema, o documentário “Michelangelo – Infinito”, do qual é também co-argumentista, nomeado para a categoria Melhor Documentário Eventos de Arte aos Nastri d'Argento 2019, já apresentado em antestreia na 12ª Festa do Cinema Italiano em Portugal e exibido agora para o público do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Já foi diretor da 2ª unidade de Raffaello – il Principe delle Arti (2017), anteriormente dirigiu e co-argumentou a série Donne de Camilleri, transmitida pela Rai Uno (2016). No âmbito dos docufilmes em 2018 também dirigiu e co-argumentou Illuminate-Margherita Hack para Rai Tre. Tem mais de 15 anos de experiência como assistente de direção e casting em produções de filmes para cinema e televisão (Olmi, Pieraccioni, Salemme, Sindoni, Th Torrini e muitos outros).

No sábado, dia 24 DE MAIO a iniciativa “Fare Cinema” termina com o workshop e a demonstração prática “O character design no cinema” por Roberto Pastore, make up artist de filmes d sucesso entre os quais os mais recentes "Il primo re" de Matteo Rovere (2019) e "Napoli Velata" de Ferzan Özptek (2017) e "Sulla mia pelle" de Alessio Cremonini (2018), graças aos quais recebeu as nomeações aos David di Donatello. Após o workshop, será exibido o filme “Napoli Velata” em que se pode apreciar a maquilhagem realizada por Roberto Pastore no filme de Özptek, em especial aos atores protagonistas Alessandro Borghese e Giovanna Mezzogiorno.


Fonte: Instituto Italiano Lisboa