Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FESTA DO CINEMA ITALIANO EM MAPUTO DE 28 A 31 DE MAIO

2019-05-22




A Festa do Cinema Italiano realiza-se em Maputo, Moçambique, de 28 a 31 de maio, com entrada gratuita, no Teatro Avenida com sessões especiais na Universidade de São Tomás e na Escola Italiana Giovanni Falcone.

O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Lisboa, Embaixada de Itália em Maputo e o Instituto Italiano de Cultura. Conta também com a colaboração do Teatro Avenida, a Universidade de São Tomás e a Escola Italiana Giovanni Falcone, Vivere all’italiana e Fare cinema. A FIAT é o patrocinador principal desta iniciativa que conta, ainda, com o patrocínio da Garofallo, Generali e da TvCine & Séries.

O programa começa no dia 28 de maio às 18h30 com o filme Euforia, de Valeria Golino, onde dois irmãos com personalidades opostas revivem uma situação que culmina num reencontro e reconhecimento familiar.

No mesmo dia às 10h00 na Escola Giovanni Falcone, temos a sessão para os mais pequenos na qual é apresentado o filme de animação Leo Da Vinci - Missione Mona Lisa e realizada uma atividade didática que explora o artista que cada um tem em si.

No segundo dia da Festa, às 17h00, o documentário Leonardo 500, de Francesco Invernizzi, é apresentado como parte da comemoração dos 500 anos da morte do génio. O filme foca-se nas implicações contemporâneas dos famosos códigos Da Vinci junto com uma série de entrevistas com os mais destacados especialistas em história, empresários e líderes de instituições, para averiguar como os métodos de estudo inovadores de Leonardo ainda influenciam a pesquisa científica de hoje. O filme In guerra per amore de Pierfrancesco Diliberto – Pif, no Teatro Avenida às 19h30 conta a história de amor de Arturo e Flora, em Nova Iorque, em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial.

O filme de Franco La Cecla È assurdo per un bianco essere in Africa passa no dia 30 de maio às 11h00 no campus principal da Universidade de São Tomás, seguido por um debate com o realizador, a propósito do II Encontro de Culturas em colaboração com o Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique.

As comédias Made in Italy, de Luciano Ligabue e Moglie e marito (Mulher e Marido), de Simone Godano, dão continuação à programação do Teatro Avenida no dia 30 e apresentam com humor e sensibilidade histórias pertinentes hoje em dia.

No dia 31 de maio às 17h00 volta o clássico filme Il postino (O Carteiro de Pablo Neruda), de Massimo Troisi e Michael Radford que regressa com uma história de amor inesquecível, onde retrata a amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda e um humilde jovem carteiro.

Troppa grazia (Lucia Cheia de Graça), último filme de Gianni Zanasi, encerra a programação em grande no dia 31 às 19h30. Uma mãe solteira tenta encontrar o equilíbrio entre a sua filha, uma vida pessoal complicada e a sua carreira como topógrafa, quando uma misteriosa aparição faz com que o seu caminho mude.

Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).


Fonte: Festa do cinema italiano