Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ENTREGUES OS PRÉMIOS ACESSO CULTURA 2019

2019-06-19




Foram entregues hoje, 19 de Junho, os Prémios Acesso Cultura 2019, numa cerimónia realizada no Atelier - Museu Júlio Pomar em Lisboa.

Este ano foram recebidas 29 candidaturas, sendo o júri composto por: Nuno Santos, responsável pela área da acessibilidade no Teatro Municipal São Luiz; Paula Varanda, investigadora e gestora cultural; e Susana Machado, arquitecta.

Os projectos apresentados na edição de 2019 do Prémio Acesso Cultura foram reveladores de iniciativas dinamizadas em todo o território nacional, que se destacam pela consciência social e pela valorização humanística e comunitária da cultura nas sociedades do presente.

As diversas iniciativas e manifestações culturais resultantes dos projetos a que o júri teve acesso constituem-se, globalmente, como modelos que proporcionam a expansão de capacidades a partir do potencial de cada indivíduo através do acesso a experiências de formação, criação e fruição que contribuem substancialmente para a sua afirmação positiva enquanto participantes ativos na sociedade.

Todos os projetos apresentados ao júri nesta edição merecem por isso um reconhecimento de mérito pelos seus princípios orientadores e iniciativas preconizadas. Deste conjunto, revelador de um compromisso efetivo com o acesso à cultura, destacaram-se seis candidaturas pela qualidade, originalidade e sustentabilidade com que promovem a integração activa de pessoas sujeitas à exclusão devido a factores físicos, sociais ou intelectuais. Assim o júri deliberou em 2019 atribuir quatro prémios e duas menções honrosas:

Prémio Acesso Cultura 2019 – acesso integrado (físico, social, intelectual)
Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra)

Prémio Acesso Cultura 2019 - Acesso Social e Intelectual
ondamarela (Guimarães)

Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social e Intelectual
Associação de Dança e Desenvolvimento Social de Leiria pelo projecto “SOMA” (Leiria)

Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social
Espaço t – Associação para o Apoio á Integração Social e Comunitária pelo projecto “Palcos para a Inclusão” (Porto)

Menção Honrosa
Sociedade Artística Musical dos Pousos pelo projecto “Ópera na Prisão” (Leiria)

Menção Honrosa
Museu Henrique e Francisco Franco (Funchal)



Sobre o Prémio Acesso Cultura

A Acesso Cultura pretende distinguir, divulgar e promover entidades (privadas, públicas, cooperativas, associações e outras) e projectos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal. Pretende ainda criar maior exigência na sociedade, com vista à melhoria da acessibilidade, assumida como um todo.





Fonte: Acesso Cultura