Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


2ª EDIÇÃO DA FEIRA DRAWING ROOM LISBOA DESTACA A CENA ARTÍSTICA ARGENTINA

2019-06-19




A Feira de Arte Contemporânea especializada em desenho volta a Portugal e celebra a sua segunda edição de 9 a 13 de Outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, dando assim continuidade ao sucesso da edição de 2018.

Uma das mais importantes feiras especializadas do circuito europeu, a Drawing Room construiu uma importante rede que liga cerca de 90 galerias de 18 países diferentes e mais de 240 artistas em torno da prática de desenho.

A 2ª edição da Drawing Room Lisboa apresenta como uma das novidades, o espaço que destaca a qualidade e diversidade que caracteriza um contexto artístico latino-americano, o argentino. Comissariado pela curadora independente Deborah Reda, o Foco Argentina estará representado por cinco prestigiadas galerias de Buenos Aires, que apresentam cinco projectos individuais de artistas argentinos: a Galería Jorge Mara - La Ruche que incluiu obras de Eduardo Stupía, reconhecido artista que expõe a título individual e em coletivas desde 1973 e que já foi galardoado com diversos prémios; a Gachi Prieto apresenta Julia Masvernat; a Miranda Bosch Gallery mostra a obra de Matías Ercole; Paula Otegui estará representada pela Galeria Pabellón 4 e por último Hernán Paganini pela Quimera Galeria.

Para Mónica Álvarez Careaga, Directora da feira, “trata-se de apresentar as diferentes aplicações do desenho contemporâneo, do desenho expandido e suportes tradicionais, com cinco artistas reconhecidos que actuam como representantes de um panorama artístico mais alargado, acompanhados pelo mestre Eduardo Stupía”.

A Directora da feira acrescenta ainda que faz todo o sentido regressar a Lisboa com a Drawing Room após o sucesso da primeira edição. “O público e a comunidade artística que marcou presença na 1ª edição da Drawing Room Lisboa, validou a feira como um lugar de reconhecimento tanto cultural como comercial do trabalho criativo dos artistas de desenho. Foi também emocionante constatar a adesão de tantos artistas portugueses desde os maiores “mestres”, a uma geração mais jovem. Nesta 2ª edição queremos ir mais longe e oferecer novos conteúdos e atividades. Queremos que o mundo da arte do desenho contemporâneo esteja de olhos em Lisboa”.

À semelhança da edição de 2018, a Drawing Room Lisboa pretende destacar o trabalho criativo dos artistas e a contribuição das instituições que apoiam o desenho contemporâneo através da atribuição de vários prémios, do qual se destaca o Prémio Novo Talento Desenho – Drawing Room Lisboa & Viarco, que incluiu uma residência artística na Fábrica, em São João da Madeira, atribuído em 2018 à artista espanhola Irene González.

O programa paralelo da Feira contará igualmente com uma série de iniciativas, entre as quais se destacam conversas em torno do coleccionismo do desenho contemporâneo, exposição e um programa de visitas ao acervo de desenho de instituições museológicas nacionais.

De referir que a última edição da Drawing Room Madrid contou com a presença de 30 galerias internacionais e recebeu 12 mil visitantes.





Fonte: Drawing Room Lisboa