Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


BIENAL DO MERCOSUL ANUNCIA EQUIPA CURATORIAL

2019-11-20




Andrea Giunta, curadora principal da Bienal de Artes Visuais do Mercosul 12, nomeou Dorota Biczel, Fabiana Lopes e Igor Simões como curadores assistentes da exposição "Feminino(s). Visualidades, ações e afetos", que destacará propostas e trabalhos de mulheres e artistas de identificação não-binária e está programada para acontecer de 16 de abril a 5 de julho de 2020, em Porto Alegre, Brasil.

Biczel é professora assistente de história da arte na Universidade de Houston, que se concentra na prática social latino-americana contemporânea e na arte materialmente experimental num contexto global, nos seus projetos de pesquisa, redação e curadoria. Os seus textos foram publicados em Caiana, Buildings & Landscapes, Art Journal, ARARA e alter / nativas. Biczel foi curadora de "Moving Mountains: Extractive Landscapes of Peru" (2016) na Universidade do Texas no Visual Arts Center de Austin e co-curou "Cronologia: Relatórios, Diagramas, Intervalos" de Teresa Burga (2011) no Württembergischer Kunstverein Stuttgart.

Lopes é curadora independente, sediada em Nova York e São Paulo, cuja pesquisa se concentra em artistas da diáspora africana no Brasil e nas Américas. O seu trabalho foi publicado na Harper's Bazaar Art, O Menelick 2o Ato, ARTE! Brasileiros e Contemporary And (C &). Ela também é aluna de doutoramento em estudos de desempenho na Universidade de Nova York.

Simões é professor assistente de história, teoria e crítica de arte da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Ele pesquisa e escreve sobre edição de filmes, montagem e racialização de artistas brasileiros. É membro do Flum - Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais, o comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas e o comitê da coleção do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Giunta, escritora, curadora e educadora argentina, é professora na Universidade de Buenos Aires e pesquisadora visitante na Universidade do Texas em Austin. É autora de vários livros sobre arte latino-americana, incluindo Avant-garde, Internacionalismo e política: arte argentina nos anos sessenta (Duke University Press, 2007), e Feminismo e arte latino-americana: histórias de artistas que emanciparon el cuerpo (a ser publicado pela Universidade of California Press) e co-curateou a exposição "Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985" (2017-18), que foi apresentada no Hammer Museum, Los Angeles; o Museu do Brooklyn, Nova York; e na Pinacoteca de São Paulo.



Fonte: Artforum