Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FUNDADOR DE EMPRESA DE JOGOS ONLINE DOA 3 MILHÕES PARA O PROJECTO RODEN CRATER DE TURREL

2020-02-17




O bilionário americano Mark Pincus, fundador da empresa de jogos on-line Zynga, doou US$3 milhões à Roden Crater, uma obra de arte em larga escala que o artista James Turrell cria num vulcão adormecido na região do Deserto Pintado no norte do Arizona há mais de quatro décadas. O presente foi anunciado por Marc Glimcher, da Pace Gallery, que exibiu obras de Turrell no Frieze Los Angeles no fim de semana passado, numa festa privada em homenagem ao artista no San Vicente Bungalows, em West Hollywood, em 13 de fevereiro.

"Para mim, o projeto parece pirâmides modernas", disse Pincus ao Los Angeles Times. "A ambição, a escala e o desígnio são características que têm o potencial de ser algo que as pessoas, daqui a muitas gerações, poderão experimentar e obter algo incrível - talvez algo além do que podemos imaginar hoje".

Turrell, que não apareceu na festa, que se gabava de ter muitos participantes de destaque, incluindo o ator Leonardo DiCaprio, a tenista Maria Sharapova, e o director do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, Klaus Biesenbach, que afirmou ao Times: “A doação de Mark chega num momento crítico, o projeto está a passar por um grande momento e isso impulsionará ainda mais o progresso."

A doação segue-se a um presente de US$10 milhões do rapper americano Kanye West, que filmou o filme "Jesus Is King", 2019, dentro da cratera no ano passado. As contribuições aproximam o projeto da conclusão - o artista espera abrir o espaço ao público nos próximos cinco anos. A Arizona State University, em parceria com a organização sem fins lucrativos Skystone Foundation, e a campanha de crowdsourcing Friends of Roden Crater estão a levantar fundos para as etapas finais da construção e para as despesas operacionais do projeto, para o qual Turrell construiu túneis e aberturas dentro do cone de cinzas vulcânico para criar um ambiente controlado, onde os visitantes possam contemplar o espaço e a luz.



Fonte: Artforum