Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


REMBRANDT GENUÍNO REVELADO SOB CAMADAS DE VERNIZ APÓS RESTAURO

2020-02-20




Uma nova e empolgante adição à coleção do Museu de Arte Allentown (AAM), na Pensilvânia, o retrato de uma jovem mulher de Rembrandt van Rijn (1632) esteve no museu o tempo todo. Doado à AAM na década de 1970, o requintado óleo sobre painel de carvalho foi anteriormente atribuído ao estúdio de Rembrandt - o que significa que foi pensado para ser criado por alguém na oficina do artista, e não pelo próprio Rembrandt. Um recente restauro revelou que o trabalho é um original do antigo mestre holandês.

Como as pinceladas inimitáveis ​​de Rembrandt e o domínio da luz e da sombra permaneceram ocultos? Ironicamente, as restaurações anteriores são as culpadas. Ao longo dos séculos, os conservadores aplicaram verniz espesso e escuro sobre a pintura para criar um brilho, sacrificando a clareza do retrato, silenciando as suas cores e ocultando o trabalho meticuloso de Rembrandt. Os espectadores estavam a ver a pintura "através de um para-brisa sujo", disse Shan Kuang, um conservador assistente e pesquisador do Centro de Conservação do Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York, num comunicado à imprensa.

Quando foi doado ao museu pela primeira vez em 1961, o trabalho ficou determinado como original de Rembrandt, mas o Projeto de Pesquisa Rembrandt contestou a atribuição em 1970, baseando a sua pesquisa na tecnologia de raio-x então limitada. A pintura passou a ser creditada na oficina do artista.

Durante o processo de restauração de dois anos, realizado no Centro de Conservação e coordenado pela Fundação Samuel H. Kress, Kuang removeu camadas de verniz e tinta, limpou o retrato e usou fotografia digital e microscopia eletrónica para distinguir materiais originais de alterações posteriores.

"A pintura tem esse brilho incrível agora que não tinha antes", disse a vice-presidente de assuntos curatoriais do museu, Elaine Mehalakes, por e-mail. “Este objeto único da nossa coleção tem uma história incrivelmente rica e complicada. Pode haver histórias assim entre outras obras de arte. É muito emocionante."


Fonte: hiperallergic