Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


BIENAL DE SYDNEY RETOMARÁ NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA AUSTRÁLIA EM JUNHO

2020-05-29




O Museu de Arte Contemporânea (MCA) da Austrália anunciou que se está a preparar para receber de volta os visitantes à instituição, após o encerramento temporário devido à pandemia de Covid-19, na terça-feira, 16 de junho. O museu, que foi forçado a mudar a vigésima segunda edição da Bienal de Sydney, intitulada “NIRIN”, apenas on-line um pouco mais de uma semana após a abertura, prolongará a duração da exibição física.

"Sabemos que muitas pessoas estão a gostar dos programas digitais que o MCA e a Bienal colocam online enquanto o museu se encontra encerrado, mas agora terão a oportunidade de ver a programação na realidade", disse a diretora do museu Elizabeth Ann Macgregor. Ela acrescentou que a segurança dos visitantes e da equipa é de suma importância e que a instituição implementará "medidas aprimoradas de saúde, higiene e segurança", incluindo a instalação de estações adicionais de lavagem e higienização das mãos e marcadores de distanciamento social, para que os visitantes de museus saibam a distância apropriada que deve ser mantida entre os convidados.

Numa crítica da bienal, liderada pelo diretor artístico Brook Andrew, para a edição de maio / junho de 2020 da Artforum, o crítico Anthony Byrt escreveu: "O que é brutalmente injusto sobre a suspensão do 'NIRIN' induzida pelo Covid-19. . . é que, nos poucos dias em que esteve aberta, denunciou muitos dos nossos piores excessos. Andrew colocou em primeiro plano os sistemas de conhecimento indígena para enfatizar a verdade existencial de que a modernidade industrial lutou tanto, e falhou, para derrubar: que, apesar de todos os nossos esforços, não estamos a controlar o futuro de nosso planeta ou, os caminhos das nossas próprias vidas."



Fonte: Artforum