Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ÚLTIMAS PALAVRAS DE GEORGE FLOYD SOBREVOARAM CINCO CIDADES DOS EUA

2020-06-03




Enquanto ativistas americanos saíam às ruas em protesto pelo assassinato de George Floyd, o artista Jammie Holmes rumou ao céu. Com a ajuda da galeria Library Street Collective, em Detroit, Holmes encomendou aviões para que sobrevoassem cinco cidades dos EUA - Nova York, Miami, Dallas, Detroit e Los Angeles - transportando faixas com as últimas palavras ditas por Floyd, morto a 25 de maio enquanto era preso pela polícia de Minneapolis. Entre as frases nos banners podia-se ler "Eles vão matar-me" em Nova York ou "Por favor, não consigo respirar" em Detroit.

Holmes, artista emergente mais conhecido pelo seu trabalho de pintura figurativa, disse à revista T: The New York Times Style Magazine que o protesto ocorreu em menos de 48 horas. "Pensei que esta seria a melhor forma de passar a mensagem", ele disse a T.

Holmes divulgou no seu site uma declaração sobre o projeto que dizia, em parte:

"O recurso a este meio para recontar as palavras finais de Floyd apresenta um contraste com o ruído dos media digitais e utiliza uma forma de comunicação frequentemente mais usada pelos privilegiados para anunciar eventos desportivos, propostas de casamento ou promover o consumo. Raramente é usado para fins políticos ou sociais - para exercer a liberdade de expressão - visto ser uma resposta indisponível para os mais pobres e marginalizados. [...] Como inúmeros jovens negros, silenciados e assustados, fui vítima de má conduta policial em várias ocasiões da minha vida. A certa momento, eles vão perceber que não podem matar-nos a todos."






FONTE: Artsy