Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


A NASA VAI PAGAR A DESIGNERS $35.000 USD PELA CONCEPÇÃO DE UMA SANITA QUE FUNCIONE NA LUA

2020-07-08




Enquanto a NASA se prepara para enviar astronautas de volta à Lua em 2024, também decidiu lançar um desafio que se chama "Lunar Loo". A NASA vai pagar $35.000 USD aos projetos de sanitas mais bem sucedidos que funcionem com gravidade zero e que os astronautas possam usar no espaço e com a microgravidade da lua (aproximadamente um sexto do que é sentido na Terra).

“Os astronautas vão comer e beber e, posteriormente, urinar e defecar em microgravidade e gravidade lunar”, lê-se no guião para os designers. "Enquanto os astronautas estiverem na cabine e fora de seus fatos espaciais, eles vão precisar de uma casa de banho com as mesmas condições que as daqui na Terra." Os astronautas que exploram a superfície lunar precisam de casas de banho com sanitas mais ou menos como as que usam ​​a bordo das naves espaciais ou da Estação Espacial Internacional, pois cada grama de massa é cuidadosamente calculado para permitir uma aterrissagem e um retorno seguro à órbita terrestre.

O designer do primeiro lugar vai receber $20.000 USD, o segundo lugar $10.000 USD e o terceiro $5.000 USD. Também há um prémio Júnior para candidatos com menos de 18 anos. O concurso encerra a 17 de agosto e a página de inscrição ainda destaca que serão atribuídos “pontos adicionais aos projetos que consigam capturar vómito sem exigir que o membro da tripulação enfie a cabeça dentro da sanita". Um pequeno passo para a humanidade…

Submeter propostas e instruções: www.herox.com/LunarLoo/guidelines

Fonte: The Art Newspaper