Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


PAULA REGO NA TATE BRITAIN EM 2021

2020-07-09




Retrospetivas dos artistas Paula Rego e Philip Guston, e mostras de criadores como Yayoi Kusama, Lubaina Himid, Heather Phillipson e Auguste Rodin estão previstas na programação das galerias Tate, em Londres, até final de 2021, anunciou ontem a instituição.

A retrospetiva dedicada à artista portuguesa Paula Rego, anteriormente anunciada, estará patente de 16 de junho a 24 de outubro de 2021, na Tate Britain.

Radicada em Londres, a pintora portuguesa detentora "de um poder imaginativo extraordinário", segundo o comunicado da Tate, apresentará um percurso da sua carreira em pinturas, desenhos e impressões.
"Rego desempenhou um papel-chave na redefinição da arte contemporânea figurativa, particularmente na sua forma intransigente de representar as mulheres", descreve a galeria britânica sobre a artista portuguesa.

Para a abertura da sessão da primavera de 2021, a Tate Modern vai apresentar - de 04 de fevereiro a 31 de maio - uma retrospetiva de um dos mais destacados pintores norte-americanos, modernos, Philip Guston (1913-1980), percorrendo mais de 50 anos da carreira do artista.
Guston ficou conhecido por fazer a ponte entre o pessoal e o político, o abstrato e o figurativo, o humorístico e o trágico, "criando algumas das pinturas mais influentes do século XX", segundo a Tate.

Seguidamente, serão apresentadas duas instalações imersivas da japonesa Yayoi Kusama, da série "Infinity Mirror Rooms", que transportam o visitante para o interior do universo da artista, e das suas "intermináveis reflexões".

Ainda este ano, a Tate Modern confirma o prolongamento da exposição dedicada da Andy Warhol para mais dois meses, até 15 de novembro, e também a mostra dedicada ao trabalho do norte-americano Ed Ruscha, até julho de 2021.