Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


SALVATOR MUNDI! THE MUSICAL - UMA HISTÓRIA SOBRE A PINTURA MAIS CARA DO MUNDO QUE VAI SER TRANSFORMADA EM SUCESSO DE PALCO

2020-08-03




A saga de Salvator Mundi, obra atribuída a Leonardo da Vinci que foi vendida por um recorde de US $ 450 milhões em leilão em 2017, vai ser transformada em teatro musical. A empresa Caiola Productions, cujos outros musicais incluem Dear Evan Hansen e Tina: Tina Turner Musical, pretendem encenar o espetáculo em Nova York com estreia em 2022. Salvator Mundi! O Musical vai misturar a "reportagem histórica de Hamilton com a fantasia do bilhete de ouro de Willy Wonka", disse a empresa.

“Este vai seguir a história de como uma pintura em com uma imagem de Jesus, comprada por US $ 1.100 em 2005, evoluiu para se tornar a obra-prima de Leonardo da Vinci - perdida por mais de 500 anos - intitulada Salvator Mundi, e que em 2017 foi leiloada na Christie's por mais de US $ 450 milhões”, afirmou em comunicado a Caiola Productions. No leilão de 2005, possivelmente no estado de Louisiana ou na Virgínia, acredita-se que o trabalho tenha sido vendido por menos de US $ 10.000.

A escritora e dramaturga Deborah Grace Winer está a escrever um livro para acompanhar o novo espetáculo, e a Caiola Productions "encontra-se em negociações com os compositores e letristas", diz um porta-voz.

Desde a aparição de Salvator Mundi, após um primeiro restauro, na exposição Leonardo na National Gallery, Londres, em 2011-12 e a sua venda em 2017 na Christie's New York, a pintura atraiu suscitou polémica, dúvida entre académicos. A história do painel e as suas origens nas coleções reais da Inglaterra foram contestadas, e vários especialistas em Leonardo lançaram dúvidas sobre a atribuição. Enquanto isso, a propriedade, seja pela Arábia Saudita ou Abu Dhabi, e a sua localização permanecem um mistério.

Questionado sobre como os dramaturgos vão abordar os fatos e explicar a narrativa complexa da pintura, o porta-voz acrescenta que “o projeto é uma produção teatral. O enredo é baseado na história, mas, claro, esforça-se para apresentar um significado mais profundo e metafórico. Como muitas produções teatrais, liberdades artísticas serão tomadas para proporcionar uma experiência entusiasmante e divertida. ”

Fonte: The Art Newspaper