Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ÍCONE DA MODA MARTIN MARGIELA REGRESSA COMO ARTISTA

2021-01-08




Após sair do mundo da moda em 2009, Martin Margiela está pronto para apresentar uma mostra individual - como artista - na galeria Lafayette Anticipations em Paris em abril. O Guardian informa que “esculturas, fotografias e instalações, todas inéditas ao público”, estarão na base desta exposição. Margiela (um dos favoritos dos galeristas de todo o mundo) é famoso por recusar-se a tirar fotos e recusar entrevistas cara a cara, as anotações de papel, que o tornam algo do Cady Noland da indústria da moda. (Ele vendeu mais produtos, no entanto.) Colocando o seu chapéu de artista, segue os passos de Helmut Lang, que fechou a sua empresa de moda em 2005 para se dedicar à arte. (Lang destruiu peças do seu arquivo para usar como material no seu trabalho. Espero que Margiela considere uma abordagem mais contida.)

Após 41 desfiles entre 1989 e 2009, anunciou a sua aposentadoria. “Ele estava cansado do sistema de ter de fazer tantas coleções por ano”, disse Reiner Holzemer, o diretor do documentário Martin Margiela: nas suas palavras, ao The Guardian no ano passado. “Depois que ele saiu, ele sofreu fisicamente e levou um ano para se recuperar do stress.” Holzemer disse que o designer colocou no seu contrato que ele nunca seria visto pelas câmaras.

“O fato de ele ter conseguido continuar a trabalhar da maneira que fez é um testemunho do seu ethos anticomercial e da sua visão como artista”, disse McRobbie.

Fonte : Artnews / The Guardian