Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FAUP COMEMORA 241.° ANIVERSÁRIO DA PRIMEIRA 'AULA DE DEBUXO E DESENHO'

2021-02-16




Amanhã, quarta-feira, 17 de fevereiro, assinala-se o 241.° aniversário da primeira 'Aula de Debuxo e Desenho'. Instituída em Novembro de 1779, visando o curso de pilotagem náutica e a indústria fabril, constitui um dos precursores da Universidade do Porto e um marco fundacional da prática do desenho, campo comum e agregador das diversas Faculdades.

De Abel Salazar a Álvaro Siza, de Edgar Cardoso a Ângelo de Sousa; da ilustração científica à elegância de uma fórmula química ou equação matemática; da espiral de ADN às redes informáticas; da peça de mecânica à infografia... — mapas, diagramas, grafos, esquemas; manuscritos ou digitais, conceptuais ou descritivos, analíticos ou explicativos… todos desenha(ra)m, tudo é desenho.

Para marcar a efeméride, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, no contexto do seu 40.º aniversário, convida, neste momento particular de distanciamento, toda a comunidade U.Porto — docentes, alunos, investigadores, pessoal não docente e antigos estudantes de todas as faculdades — a celebrar o Desenho enquanto prática aberta e linguagem universal do pensamento.

200 e 40 e 1 anos depois da 1ª ‘Aula de Debuxo e Desenho’, na quarta-feira, dia 17 de fevereiro de 2021, desafia cada um a revelar o seu desenho… desenvolvido no contexto da sua actividade ou de forma absolutamente livre… E a partilhar no Facebook e/ou Instagram com a hashtag #up200e40_1.



200 e 40 e 1 anos depois da primeira ‘Aula de Debuxo e Desenho’


Para a FAUP, o desenho constitui a expressão maior da sua prática de ensino, projeto e investigação, onde mais do que uma expressão artística, é uma ferramenta operativa do pensamento, estabelecendo afinidades com diversas áreas do conhecimento.

O ensino do desenho na Universidade do Porto tem especial destaque nas áreas com componente artística — Belas Artes e Arquitectura —, contudo, o desenho sempre esteve presente em muitas outras áreas do conhecimento como meio de apreensão e comunicação. Das Ciências à Economia, das Engenharias ao Desporto, das Medicinas ao Direito, das Letras a Farmácia, da Computação à Psicologia, o desenho, consciente ou inconscientemente, é um instrumento de trabalho presente no quotidiano de todos.

No contexto em que se assinalam os 40 anos da FAUP, criada por decreto-lei em 1979, 200 anos após a instituição da ‘Aula de Debuxo e Desenho’ (1779-1803) que esteve na génese do Curso de Arquitectura, a FAUP propõe assinalar o dia 17 de fevereiro como o momento coletivo de celebração do Desenho enquanto prática aberta e linguagem universal do pensamento, das ciências exatas às ciências sociais, das humanidades às artes.



Mais informações em www.arq.up.pt






FONTE: FAUP