Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ATRIBUÍDA A FERNANDO AGUIAR "MENÇÃO ESPECIAL FONDAZIONE BONOTTO" DO PRÉMIO BERNARD HEIDSIECK-CENTRE POMPIDOU

2021-09-21




A “Mention Spéciale Fondazione Bonotto” do Prémio Bernard Heidsieck - Centre Pompidou 2021 foi atribuída a Fernando Aguiar, em Paris, no espaço cultural onde em 1984 realizou a sua terceira performance poética integrada no Festival “Performance Portugaise”, organizado pelo crítico Egídio Álvaro, e que comemorava o 10º aniversário da revolução de Abril.

Fernando Aguiar, que neste momento tem uma exposição com obras inéditas na Ato Abstrato – Galeria de Arte , em Lisboa, fez recentemente a curadoria da exposição “ANA HATHERLY – Dibujar es hablar com el silencio”, que inaugurou no dia 14 no Museo Vostell Malpartida, em Espanha, artista da qual possui um considerável acervo de obras no seu Arquivo.

Publicou três dezenas de livros e realizou cerca de 40 exposições individuais em diversos países. Desde 1983 participou em mais de 120 Festivais Internacionais de Performance e Poesia em 25 países, nomeadamente no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Casa de Serralves (Porto), Tokyo Metropolitan Art Space (Tóquio), Mexic-Arte Museum (Austin, Texas), Musée D’Art Contemporain (Marselha), Círculo de Bellas Artes (Madrid), IVAM – Institut Valencià d’Art Modern (Valencia), Beijing Tokyo Art Projects (Pequim), Hong Kong Arts Centre (Hong Kong), Reykjavík Art Museum (Reykjavík), e também na secção “Extra 50” da 50ª Bienal de Veneza e na 8ª Bienal de Havana. É autor do “Soneto Ecológico”, uma obra de land-poetry constituída por 70 árvores plantadas em 14 filas de 5 árvores (4+4+3+3), numa área aproximada de 110x36 metros, em Matosinhos, 2005.

O importante e prestigiado “Prix Bernard Heidsieck – Centre Pompidou”, tem sido atribuído a significativos autores internacionais, como Lamberto Pignotti, Jonh Giorno, Alain-Arias Misson, Richard Kostelanetz ou Clemente Padin. Bernard Heidsieck (1928-2014), foi um importante poeta experimental e sonoro, Prémio Nacional de Poesia em 1991, e esteve em Portugal em 1987 para participar no Simpósio do 1º Festival Internacional de Poesia Viva, no Museu Municipal Santos Rocha, Figueira da Foz, organizado por Fernando Aguiar.




FONTE: Centre Pompidou