Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


GRANDES EVENTOS CULTURAIS COM LOTAÇÃO TOTAL E EXIGIDA A APRESENTAÇÃO DE CERTIFICADO DIGITAL

2021-09-23




Os espetáculos culturais deixam de ter limitação de lotação a partir de 01 de outubro, mas será exigido certificado digital para "grandes eventos culturais", anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.

Em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa explicou que, aos espectadores, será exigida a apresentação de certificado digital no acesso a "grandes eventos culturais", mas caberá à Direção-Geral de Saúde (DGS) a definição do que são esses eventos. Sobre o uso de máscara em espetáculos, António Costa explicou que será obrigatório "sempre que não haja distância de dois metros entre pessoas".

O primeiro-ministro sublinhou que, na próxima semana, deverá ser alcançada a meta de 85% da população vacinada contra a covid-19, pelo que é possível entrar, a partir de outubro, na terceira fase do plano de desconfinamento anunciado no final de julho.

Na conferência de imprensa, António Costa deu dois exemplos sobre o uso de máscara em eventos culturais. "Se for a uma sala de cinema e estiverem mais quatro ou cinco pessoas na sala, tem condições para não estarem todos em cima uns dos outros e poderem não ter a máscara. Se for a um espetáculo onde houver lotação esgotada e estiver hora e meia, duas horas, três horas ao lado das mesmas pessoas, é saudável para todos que estejamos protegidos com o uso da máscara", disse.


Fonte: Lusa