Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


'DOM ROBERTO' EXIBIDO HOJE NA CINEMATECA NO CENTENÁRIO DE ERNESTO DE SOUSA

2021-11-29




Num ano em que se assinala o centenário do nascimento de Ernesto de Sousa (1921-1988) e em que se têm multiplicado iniciativas que traduzem a multidisciplinaridade do seu trabalho e o modo como o carácter experimental da sua prática enquanto crítico, realizador, artista, programador, ou teórico, marcou e influenciou inúmeras gerações de artistas, a Cinemateca exibe hoje, 29 de novembro, DOM ROBERTO, o filme que melhor espelha a intensa relação de Ernesto de Sousa com o cinema e traduz o seu forte envolvimento com o desenvolvimento de uma cultura cinematográfica que estaria na origem do Cinema Novo em Portugal.

Uma sessão organizada em colaboração com as Galerias Municipais de Lisboa e com a sua exposição “Ernesto de Sousa, Exercícios de Comunicação Poética com Outros Operadores Estéticos”, comissariada por Lilou Vidal, e em concreto com a participação da artista e cineasta Salomé Lamas nessa mesma exposição.

No espírito de Ernesto de Sousa, Salomé Lamas adota, com a colaboração de Isabel Alves, do arquivo do CEMES – Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa, uma seleção de textos que vão desde correspondência, artigos, críticas, ensaios, guiões e outros, enquadrando a intervenção sociopolítica do artista na criação, produção e distribuição de imagem em movimento com a exibição de diapositivos das filmagens de DOM ROBERTO em 1958-1962 nos quais Ernesto de Sousa interveio no final da sua vida.

Na Cinemateca, a projeção de DOM ROBERTO, exibido numa nova cópia em película, será precedida pela apresentação dos diapositivos comentada, de Salomé Lamas, e por uma introdução de Lilou Vidal. A sessão termina com uma discussão aberta em torno da realização do filme e das suas políticas de produção. A documentação da ação será depois depositada na exposição patente nas Galerias Municipais de Lisboa entre 27 de novembro 2021 e 27 de fevereiro de 2022.


FONTE: Cinemateca Portuguesa