Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


DGARTES PROMOVE CONFERÊNCIA ARTE E INCLUSÃO - PARCERIAS CRIATIVAS

2022-01-12




A Direção-Geral das Artes organiza a Conferência Arte e Inclusão - Parcerias criativas, no dia 14 de janeiro, no Auditório do Museu dos Coches, em Lisboa. A iniciativa tem como principal objetivo debater esta temática no quadro dos diversos apoios em parceria promovidos pela DGARTES, nomeadamente Arte e Reinserção Social, Arte Sem Limites e Arte e Saúde Mental.

A sessão de abertura, com início às 10h30, conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Maria João Mota, Ricardo Seiça Salgado e Catarina Medeiros integram o 1º Painel "Arte e Reinserção Social", moderado por Ludgero Paninho, com início às 11h00.
"Arte sem Limites - Acessibilidade à Oferta Artística & Criação" é o tema do 2.º Painel, no qual participam, a partir das 14h00, Tiago Fortuna, Narcisa Costa e Rafael Alvarez, com moderação de Marta Silva.

No 3.º Painel, sobre "Arte e Saúde Mental", participam Sandro Resende, Rita Wengorovius e António Gonzalez. Moderado por Ana Matos Pires, este último painel tem início às 15h30, seguindo-se, às 17h00, a sessão de encerramento, com uma intervenção do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia (através do endereço de e-mail geral@dgartes.pt), sujeita a confirmação em função da lotação do espaço. A Conferência tem tradução e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Os Programas de Apoio em Parceria Arte e Reinserção Social, Arte Sem Limites e Arte e Saúde Mental assumem-se como um contributo da DGARTES para colocar estes temas no centro da reflexão, do diálogo e da prática dos setores cultural e artístico, concorrendo para a concretização de uma vertente estrutural da atual política de apoio às artes, que privilegia uma abordagem global, concertada, de proximidade e de articulação, não apenas com outros organismos da Administração Pública, mas também com organizações da sociedade civil.

A Conferência Arte e Inclusão - Parcerias criativas pretende consolidar os progressos alcançados e perspetivar o futuro, promovendo o debate sobre temáticas transversais a todos os setores da sociedade, como forma de estimular a cooperação e consolidação de parcerias que tenham em vista reforçar os mecanismos, melhorar as respostas e potenciar o contributo das artes para as questões de cidadania, igualdade de género, inclusão e diversidade.

Com resultados encorajadores que importa replicar, a implementação dos três programas de apoio em parceria possibilitou (com um investimento global de aproximadamente oitocentos mil euros) o financiamento de cerca de quarenta e quatro entidades, cujas atividades artísticas contribuíram de forma decisiva para superar os desafios atualmente enfrentados pelas áreas da saúde mental em Portugal, da reinserção social e da acessibilidade física, social e intelectual.

O Programa Arte e Saúde Mental representou um investimento de trezentos mil euros, permitindo apoiar dezanove projetos artísticos, cuja implementação decorreu em 2021, com um impacto muito positivo no combate ao estigma, à exclusão e à marginalização associados a uma das vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde. Este programa resultou de uma parceria com a P28, associação sem fins lucrativos que se tem dedicado a projetos sobre o impacto da arte na saúde mental, contando com um historial de duas décadas de atividade curatorial, de programação e de ensino artístico no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. 

Com o Programa Arte e Reinserção Social pretendeu-se estimular a participação de pessoas em reclusão no desenvolvimento de atividades em prol da comunidade e do território envolvente. Resultado de um Acordo de Parceria entre a DGARTES e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Programa contou com um financiamento de duzentos mil euros, possibilitando apoiar sete entidades que, entre março de 2020 e março de 2021, promoveram a reinserção social de pessoas em reclusão, através de projetos artísticos que envolveram os estabelecimentos prisionais de Aveiro, Beja, Carregueira, Guarda, Lisboa, Sintra e Vila Real.

O Programa Arte sem Limites possibilitou o financiamento de 18 projetos, com a atribuição de trezentos mil euros. As atividades desenvolvidas pelas entidades apoiadas foram implementadas até ao final de 2021 com o principal objetivo de captar, sensibilizar e qualificar públicos diversificados, não apenas garantindo o acesso a pessoas com deficiência e/ou S/surdas à oferta artística em diferentes espaços de apresentação, mas também promovendo a inclusão de serviços de acessibilidade, como a interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição, Sessões Descontraídas, entre outros. Destaca-se, no contexto deste programa, a parceria com a Acesso Cultura, associação sem fins lucrativos que, desde 2013, tem desenvolvido um trabalho importante de promoção da melhoria das condições de acesso físico, social e intelectual à participação cultural e artística em Portugal.

Importa ainda destacar os recentes Acordos de Parceria celebrados com a Agência Portuguesa do Ambiente, com o Alto Comissariado para as Migrações e com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, entidades fortemente empenhadas em contribuir para uma reflexão crítica sobre a atual emergência climática, sobre a importância da diversidade, da cidadania ativa e da fusão entre culturas, e sobre a necessidade de estimular a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa, eixos essenciais de desenvolvimento das comunidades contemporâneas, nos quais a Arte poderá desempenhar um papel insubstituível.


PROGRAMA CONFERÊNCIA
https://tinyurl.com/2p9d54du

PARTICIPANTES
https://tinyurl.com/2p94w9rt






FONTE: DGArtes