Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


PROJETO DE ARTES PARTICIPATIVAS JUNTA JOVENS ARTISTAS DE SANTARÉM, ÉVORA E REYKJAVIK

2022-01-26




‘Dentes de Leão’ é um projeto no âmbito das artes participativas com jovens artistas dos distritos de Santarém e Évora, e ainda um artista de Reykjavik, bem como os agentes culturais destes territórios, com vista à sua valorização e sustentabilidade através de processos criativos, colaborativos, formativos e reflexivos.

Trata-se de um projeto concebido pela Materiais Diversos (Lisboa), a Pó de Vir a Ser (Évora) e a Culturgest (Lisboa), em colaboração com a Academy of the Senses (Reykjavik), o Município de Sardoal, o Município de Évora, a OsloMet (Oslo), o Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e a Assimagra.

O projeto Dentes de Leão desenvolve-se em vários eventos e actividades: um espaço colaborativo de criação entre jovens e artistas, através do desenvolvimento em paralelo de Encontros de Jovens semanais e de dez Residências Artísticas; um espaço formativo para artistas e outros agentes culturais através de três Laboratórios Artísticos e de um Curso de Artes Participativas; um espaço de programação através de apresentações em formato de Atelier Aberto (Évora) e de um Ciclo de Artes Participativas (Sardoal); e um espaço reflexivo, em colaboração com a academia, que contempla a criação de uma metodologia específica de monitorização e avaliação, um Fórum de Encerramento e uma publicação.

Os Encontros de Jovens desenvolvem-se semanalmente entre Janeiro de 2022 e Março de 2023, e contam ainda com encontros mensais com os artistas selecionados, alguns deles agregados a momentos de abertura das Residências Artísticas. Os três grupos encontram-se ainda, entre si, cinco vezes ao longo do projeto.

Durante o mês de dezembro, foram abertas candidaturas a artistas com idades até 40 anos, naturais ou residentes nos distritos de Évora e Santarém. A seleção foi feita com base na sua relação com os territórios do projeto, na motivação para desenvolver trabalho no âmbito das artes participativas e, em particular, do Dentes de Leão, na pertinência do projeto para o seu percurso e no potencial dos portfólios apresentados. O artista islandês, selecionado pela Academy of the Senses, foi convidado atendendo aos mesmos pressupostos.
Foram assim designados 12 artistas, com idades entre os 21 e os 39 anos, de diferentes campos artísticos.






FONTE: Dentes de Leão