Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

APÓS RECLAMAÇÕES, NU DE PICASSO EM AEROPORTO É COBERTO E DEPOIS DESCOBERTO

2012-08-09




O aeroporto de Edimburgo disse que iria remover a imagem de um retrato nu pintado por Picasso que está a ser usada para anunciar uma exposição local, depois das reclamações de alguns viajantes. Mas o aeroporto, mais tarde, mudou a sua decisão e disse que iria manter a imagem exibida.

A pintura, Mulher Nua numa Cadeira Vermelha, apareceu num cartaz publicitário de uma exposição sobre Picasso e a arte britânica moderna na Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna, em Edimburgo. Depois de alguns passageiros expressarem preocupações em relação à imagem – que oferece uma representação estilizada de Marie-Thérèse Walter, amante de Picasso e mãe de uma das suas filhas –, o aeroporto e as Galerias Nacionais da Escócia concordaram em colocar uma cobertura branca sobre o mesmo e substituí-lo por uma imagem diferente da exposição.

John Leighton, diretor-geral das Galerias Nacionais da Escócia, respondeu: “Obviamente, é estranho que todos os tipos de imagens de mulheres em vários estados do vestir e despir possam ser usadas na publicidade contemporânea, sem comentário, mas de alguma forma um nu por um dos artistas mais famosos do mundo é considerado preocupante e tem de ser removido”.

Um porta-voz do aeroporto, mais tarde, afirmou: “Nós fizemos agora uma revisão da nossa decisão original e restabelecemos a imagem. A decisão inicial foi uma reação aos comentários de passageiros, que levamos sempre a sério. No entanto, em reflexão, estamos mais do que felizes por exibir a imagem no terminal e gostaríamos de pedir desculpas, especialmente aos organizadores da exposição, pela confusão”.


Disponível em:
www.artsbeat.blogs.nytimes.com