Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


26º CURTAS VILA DO CONDE ARRANCA AMANHÃ

2018-07-13




A 26ª edição do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema arranca amanhã, 14 de julho, com a estreia nacional de "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, um filme-concerto de Black Bombaim e João Pais Filipe e, ainda, a inauguração da exposição coletiva New Spain.

Entre 14 e 22 de julho, o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema volta a ocupar a cidade do norte litoral com sessões de cinema, espetáculos, filmes-concertos, debates, workshops, festas e muito mais. O primeiro dia do festival ficará marcado pela sessão de abertura, que contará com a estreia nacional do filme "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, a decorrer às 18:00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, integrada na secção Da Curta à Longa.

Premiado na última edição do Festival de Cannes, “Diamantino” narra a história de uma estrela do futebol mundial que fracassa em final de carreira confrontando-se com o mau olhado da opinião pública. Num retrato delirante, que cruza os géneros da comédia, do drama e da ficção científica, Diamantino acaba por se envolver em questões políticas, do combate ao neofascismo à crise de refugiados, culminando numa crise existencial sobre a origem do génio.

Antes disso, às 16:00, inaugura a exposição coletiva New Spain, na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Anualmente, a Solar – Galeria de Arte Cinemática desenvolve laços estreitos com o Curtas Vila do Conde, inaugurando uma exposição à data do festival e criando diálogos entre as obras que ali se reúnem e a programação de sessões de cinema. Em 2018, a Solar – Galeria de Arte Cinemática aposta na criação artística espanhola, reunindo sete artistas promissores — Carla Andrade, Inés García, Laida Lertxundi, Lois Patiño, Natalia Marín e Samuel M. Delgado e Helena Girón — que tem vindo a acompanhar durante os últimos anos.

Comissariada por José Manuel López, curador galego, e Nuno Rodrigues, co-diretor do festival, a exposição coletiva New Spain questiona a fixidez dos lugares: a partir (de um fora) do lugar da criação artística, já que a maioria destes artistas trabalha fora do seu país de origem mas também (fora) do lugar tradicional do cinema, trabalhando na fronteira entre o cinema e as artes plásticas em instalações multi-meios.

À noite, às 23:00, os Black Bombaim, trio de rock psicadélico, juntamente com o percussionista e escultor sonoro João Pais Filipe, abrem a secção Stereo com uma composição sonora inédita para o filme “Dragonflies with Birds and Snake”, do realizador alemão Wolfgang Lehmann, por várias vezes presente na competição experimental do Curtas.

O Curtinhas, mini-festival dentro do festival, também arranca este sábado, às 15:00, com a exibição de "The Incredibles 2: Os Super-Heróis".





Fonte: Curtas de Vila do Conde