Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITECTURA E ARTE ACONTECE EM SETEMBRO

2018-08-07




A editora e revista AMAG organiza de 3 a 8 de Setembro, o Congresso Internacional de Arquitectura e Arte (AAICO), uma iniciativa que vai reunir no grande Porto mais de 30 arquitectos e artistas de referência nacional e internacional. Manuel Aires Mateus, Eduardo Souto Moura, José Pedro Croft, Tony Freton, Marc Dubois, Francis Kere e Carmony Gorarke estão já confirmados.
 
Durante esta semana, a segunda edição do AAICO pretende promover a prática e as disciplinas da Arquitetura e Arte, potenciar, desenvolver e estreitar relações entre arquitetos, designers, artistas, estudantes e também com a comunidade em geral.
 
Ana Leal, fundadora da editora AMAG partilha: “para esta segunda edição, preparámos um programa auspicioso. Será uma semana dedicada à arte e arquitetura, que se divide entre conferências, workshops, exposições e visitas guiadas, com a colaboração de mais de 30 arquitectos e artistas de referência nacional e internacional, uma capacidade ate 500 participantes com o apoio de três entidades de referencia: a Casa da Arquitectura (CA), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Serralves.”
 
Acrescenta ainda: “a primeira edição do AICO, em 2010, foi uma iniciativa que ficou na memória de todo os seus participantes. Em 2018, assinalamos o 7.º aniversário da editora e da revista AMAG e queremos por isso celebrar continuando a trabalhar para a divulgação e aproximação da arquitetura, acreditando que o AAICO 2018, seja uma experiência ainda mais enriquecedora para todos e um momento de debate, de partilha e de aprendizagem, reunindo as disciplinas da arte e arquitetura.”
 
O programa do evento contempla a realização de atividades complementares e/ou simultâneas entre as três instituições parceiras. O primeiro, das 09h00 às 12h30, dedicado à realização de workshops e master classes na FAUP, workshops para os mais pequenos (entre os 8 e os 12 anos) na Casa da Arquitectura e ainda visitas guiadas a espaços de referência no Porto e em Matosinhos.
 
Durante a tarde, entre as 14h30 e as 19h00, e noite, entre as 21h00 e as 23h00 realizar-se-ão conferências e mesas redondas na sala multiusos da Casa da Arquitectura. Simultaneamente, decorrerá um programa paralelo de exposições, visitas guiadas e também um concurso que premiará uma proposta na reabilitação de uma estrutura industrial.
 
As inscrições para o congresso estão já a decorrer e garantem a participação no programa completo do congresso: assistência a 30 conferências e participação em 1 workshop ou 4 masterclasses, concurso, visitas guiadas, e, no final, à atribuição de um diploma de participação. O bilhete para programa completo tem o valor de 200 euros para estudantes e 300 euros para profissionais, sendo o mesmo poder ser adquirido online com um desconto de 50% ate ao dia 31 de Julho ou ate ao dia 15 de Agosto com um desconto de 25%.
 
O AAICO é organizado pela editora AMAG em parceria com a Casa da Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Fundação SERRALVES e apoio institucional da Ordem dos Arquitectos.
 
A AMAG é uma editora internacional que concebe e edita publicações e serviços complementares em arquitetura, design e arte contemporânea, através de diversas linhas de trabalho: revista, livros, curadoria de exposições, design, montagem e criação de intervenções de arquitetura e arte; design gráfico, identidade visual, sistemas de sinalização e merchandising. Desde 2011 edita a Revista AMAG, uma revista técnica de arquitetura que tem como objetivo ser uma ferramenta de trabalho e suporte à prática de arquitetos e estudantes de arquitetura.




Fonte: AAICO