Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ENTREGA DO PRÉMIO ACESSO CULTURA - LINGUAGEM CLARA 2019

2019-03-13




A cerimónia de entrega do Prémio Acesso Cultura - Linguagem Clara 2019 terá lugar no dia 18 de Março, segunda, às 18h30, no Museu da Presidência da República. A entrada é livre.
Desde a sua fundação, a Acesso Cultura tem procurado promover a reflexão e as boas práticas na comunicação escrita, tanto no que diz respeito à relevância da informação para os destinatários finais, como no que diz respeito ao uso de linguagem clara. O Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara é um prémio de reconhecimento que vem complementar este esforço, procurando criar uma motivação adicional para estudar, implementar e dar a conhecer as boas práticas.

Na cerimónia deste ano, a entrega do prémio conta com a presença da jornalista Maria João Costa, responsável pelo programa cultural "Ensaio Geral".

Em 2019, o Acesso Cultura recebeu entre 1 e 3 candidaturas das seguintes entidades:

Complexo Criativo Cômica Cultural
GORNA – Um Olhar Generoso Sobre a Arte Atual
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade
NOVA de Lisboa - ITQB; Centro de Informação de Biotecnologia –CiB; FotoSketchers 2´´
MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia – MAAT
Município de Torres Novas
Museu da Lourinhã
Museu da Saúde (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP.)
Museu de Lisboa – Teatro Romano
Museu Naval de Almada – Câmara Municipal de Almada
ondamarela
Património Histórico – Grupo de Estudos

Os membros do júri foram:
Ana Sofia Nunes, Mediadora Cultural
Elisabet Carceller, Museógrafa (em representação de Formas Efémeras, vencedor de uma menção honrosa no Prémio Acesso Cultura – Linguagem Simples 2018)
Hugo Sousa, Consultor em Comunicação Clara e Gestão de Projecto


Sobre a Acesso Cultura:

A Acesso Cultura herda e dá seguimento ao trabalho desenvolvido pelo GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus. Criado em 2003, o GAM funcionou até 2013 como um grupo informal de trabalho. Juntou membros institucionais e individuais, museus e profissionais de museus.

Em Junho de 2013 o GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus deu lugar à Acesso Cultura, Associação Cultural. A Acesso Cultura alargou o âmbito da sua acção para todo o sector cultural e tem por objecto a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural.

Objectivos
No sentido de cumprir sua missão, a Acesso Cultura:
- Organiza formações nas áreas ligadas à acessibilidade;
- Realiza auditorias e consultorias técnicas em espaços culturais (em construção ou existentes), no sentido da promoção e aplicação dos princípios de acessibilidade e apoio na implementação das consequentes recomendações;
- Organiza seminários, conferências e workshops, com o objectivo de criar um fórum de debate e de promoção de boas práticas;
- Promove e participa no desenvolvimento de projectos de investigação, aplicada na área de acessibilidade;
- Participa em projectos que procurem promover a reflexão e as boas práticas relativas à acessibilidade;
- Divulga notícias e estudos relativos à acessibilidade;
- Procura estabelecer relações de cooperação com organismos congéneres, nacionais ou estrangeiros ou outros que se revelem úteis à prossecução dos seus fins.

Associados
A Acesso Cultura foi criada por 17 sócios fundadores. Hoje em dia, conta com 131 associados activos, dos quais 110 individuais e 21 institucionais (museus, teatros, companhias de dança).

Fonte: Acesso Cultura