Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


40 ANOS DE SOUTO MOURA NA CASA DA ARQUITECTURA

2019-10-11




A Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugurará no dia 18 de outubro a sua maior exposição até hoje e a mais significativa monografia da obra do arquitecto Eduardo Souto de Moura.

Sob a curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, Souto de Moura - Memória, Projetos, Obras, é o resultado de abrir ao público a vasta coleção do arquitecto, depositada no Arquivo da Casa da Arquitectura.

É uma jornada organizada cronologicamente através de 40 anos de trabalho do arquiteto, apesar de algumas incursões e desvios que ajudam a esclarecer as semelhanças entre projetos de diferentes épocas. Uma grande variedade de desenhos, esboços, cadernos, fotos tiradas durante suas viagens e outras ocasiões, juntamente com grandes reproduções de fotos dos edifícios construídos por Souto de Moura, ocuparão o grande espaço da exposição, com o objetivo de oferecer ao público uma imagem clara da complexidade da sua pesquisa e do seu trabalho profissional.

Uma seleção de projetos é, por sua própria natureza, sempre parcial e incompleta. Neste caso, os curadores tentaram concentrar-se num conjunto de trabalhos que consideraram cruciais para uma compreensão global do método de trabalho e design de Souto de Moura nos seus vários aspectos. O material da exposição, que reproduzimos aqui, é todo original e, na maior parte, exibido ou publicado pela primeira vez. Os desenhos, modelos, notas pessoais, material fotográfico e outros documentos são apresentados rigorosamente, exatamente como foram inseridos no arquivo, sem alterações ou omissões.

A exposição e o catálogo (editados pela Casa da Arquitectura e pela Yale University Press) têm um objetivo eminentemente documental. O catálogo terá contribuições escritas de luminares como Álvaro Siza, Carlos Machado, Francesco Dal Co, Giovanni Leoni, Jorge Figueira, Nuno Graça Moura e Rafael Moneo, entre outros.

Um programa abrangente de atividades paralelas, com a curadoria de Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, será apresentado ao lado da exposição. Estes incluem palestras e discussões com alguns dos mais importantes especialistas portugueses e internacionais em arquitetura e outras disciplinas, concertos de música e um conjunto de visitas guiadas onde os visitantes podem experimentar o trabalho na sua totalidade.

“Numa época em que, como nos tempos antigos, uma parte da arquitetura parece ter perdido parte de sua essência, acreditamos que esta exposição apresenta uma oportunidade única de destacar a grande importância do trabalho de Souto de Moura.” - Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, curadores.



Fonte: e-flux Architecture