Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


LISBOA É UMA DAS CIDADES DA EXPOSIÇÃO `ARQUITECTURAS À BEIRA-MAR´ NO MUSEU MARÍTIMO DE BARCELONA

2019-11-05




O objetivo da exposição é apresentar casos de cidades que criaram novas áreas arquitetónicas que resultaram numa relação mais próxima com o mar ou os rios, tal como Paris, Copenhaga, Madrid, Oslo ou Barcelona, segundo a organização.
Nesta mostra, estarão reunidos 68 projetos retirados dos arquivos do Prémio Mies van der Rohe para a arquitectura contemporânea, reveladores desta regeneração das cidades perto de zonas aquáticas, um galardão que é organizado pela União Europeia e por aquela fundação.

Com curadoria de Ivan Blasi, Anna Sala Giralt, e Francesc Muñoz, a exposição que vai narrar as histórias destas cidades através de informação audiovisual e maquetes, ficará patente no Museu Marítimo de Barcelona.
Os projetos expressam a vontade das cidades em "incluir espaços que nos últimos trinta anos sofreram importantes processos de regeneração urbana provocados pela transformação de atividades tradicionais portuárias e industriais que redesenharam muitas vezes a sua forma e funções", descreve a organização.

Entre os projetos portugueses que constam da lista de selecionados pelos curadores para esta exposição contam-se o Pavilhão de Portugal criado para a Expos98, em Lisboa, da autoria de Álvaro Siza, o Museu do Farol de Santa Marta, em Cascais, do atelier Aires Mateus, e a Praça D. Diogo de Menezes, também em Cascais, do atelier Miguel Arruda Arquitetos Associados.

Carrilho da Graça tem dois projetos na exibição: o Pavilhão do Conhecimento e o Terminal de Cruzeiros, ambos em Lisboa.

Também a Torre de Controlo do Tráfego Marítimo do Porto de Lisboa, de Gonçalo Byrne, e o edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, pelo atelier de Amanda Levete, estão entre os projetos destacados.



Fonte: CulturaaoMinuto