Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FACULDADE DE ARQUITECTURA DO PORTO FAZ 40 ANOS E HOMENAGEIA FRANCISCO BARATA

2020-01-15




A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) inaugura no dia 16 de janeiro, quinta-feira, pelas 18h00, no Auditório Fernando Távora, a Exposição | Homenagem ‘Francisco Barata . Continuar Inovando’, com uma sessão evocativa da vida e obra do arquiteto Francisco Barata (1950-2018), antigo diretor e professor da FAUP.

A inauguração da exposição vai contar com intervenções de Fátima Vieira (Vice-Reitora da Universidade do Porto), João Pedro Xavier (Diretor da FAUP), Antonio Esposito, Andrea Ugolini e Francesco Saverio Fera (Universidade de Bolonha), Manuel Fernandes de Sá e Sergio Fernandez (FAUP).

Após esta momento inaugural, ‘Francisco Barata . Continuar Inovando’ ficará patente ao público até 19 de fevereiro, na Galeria de Exposições da FAUP, onde pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00 (encerra aos feriados). A entrada é livre.

Será também realizado um conjunto de visitas guiadas a obras do arquiteto Francisco Barata, representadas na exposição, conduzidas pelos arquitetos Helder Casal Ribeiro e Manuel Barata. As inscrições para estas sessões estão disponíveis no site da FAUP.

Com esta exposição, que abre as comemorações dos 40 anos da FAUP, pretende-se homenagear aquele que é um nome incontornável da arquitetura portuguesa e da denominada “Escola do Porto”. Autor de projetos como o da Cooperativa de Habitação de Massarelos, do Castelo de Santa Maria da Feira ou da praça da Cadeia da Relação, Francisco Barata (ver biografia abaixo) desenvolveu grande parte da sua carreira académica na FAUP, tendo presidido ao Conselho Diretivo (2006-2010) e ao Conselho Científico (2014-2018). Distinguiu-se igualmente pela investigação sobre intervenção no património arquitetónico no âmbito do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo e dos cursos de Doutoramento, Mestrado e Estudos Avançados da FAUP.

Organizada, em 2017, pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Bologna – Campus Cesena, no contexto da presença do arquiteto Francisco Barata como Professor Visitante Internacional do Mestrado em Arquitetura, a exposição presente na FAUP inclui uma seleção de 11 projetos considerados representativos da obra de Francisco Barata.

Ampliada com documentos originais, a mostra é composta por desenhos, maquetas, fotografias de maquetas, fotografias das obras e publicações de textos de arquitetura, e abrange três décadas de atividade profissional envolvendo intervenções em espaço público, em monumentos nacionais, em equipamentos escolares, em habitação plurifamiliar e unifamiliar.

Programa de visitas guiadas

19 de janeiro, domingo, 13h00-18h00 (*)
Celorico de Basto | Casa da Quinta do Mourigo + Quinta do Prado
visita acompanhada por Manuel Barata

1 de fevereiro, sábado, 10h00-12h00
Porto | Cooperativa de Massarelos
visita acompanhada por Helder Casal Ribeiro

8 de fevereiro, sábado, 9h00-13h00 (*)
Vila das Aves | Quinta do Ribeiro + Junta de Vila das Aves
visita acompanhada por Helder Casal Ribeiro

15 de fevereiro, sábado, 14h30-16h30
Porto | Casa Peres de Sousa
visita acompanhada por Manuel Barata

22 de fevereiro, Sábado, 9h00-18h00 (*)
Águeda | Escola Secundária Marques de Castilho + Feira | Castelo de Santa Maria da Feira
visita acompanhada por Helder Casal Ribeiro

(*) hora de partida e chegada prevista à FAUP.
As visitas dos dias 19 de janeiro, 8 e 22 de fevereiro têm o preço de 8 € cada (inclui deslocação em autocarro privativo).
Formulário de inscrição disponível brevemente em www.arq.up.pt.




Fonte: Comunidade Cultura e Arte