Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


DESCOBERTO O DESENHO MAIS ANTIGO DA CIDADE DE VENEZA NUM MANUSCRITO DE VIAGEM

2020-01-16




Fundada em 421 a.C. a cidade de Veneza começou a atrair uma população permanente aproximadamente em 450 d.C. — mas demorou algum tempo para ser o centro de artes, cultura e turismo que a cidade permanece até hoje. Uma nova pesquisa da Dra. Sandra Toffolo, da Escola de História da Universidade de St. Andrews, na Escócia, descobriu a mais antiga vista conhecida da cidade de Veneza, na coleção da Biblioteca Nazionale Centrale, em Florença, Itália. A Dra. Toffolo fez a descoberta ao concluir a pesquisa para a sua monografia, "Descrevendo a Cidade, Descrevendo o Estado. Representações de Veneza e do Terraferma veneziano no Renascimento", que serão publicadas com a Brill no início de 2020.

"... Veneza é uma das cidades mais representadas da história", disse a Dra. Toffolo, em entrevista por e-mail à Hyperallergic. “A partir do século XIV, as pessoas retratam a cidade continuamente em manuscritos, livros impressos, pinturas e inúmeras outras mídias. A minha própria pesquisa concentra-se nas representações de Veneza no Renascimento. ”

O livro do Dr. Toffolo fornece uma análise detalhada das descrições e representações visuais da cidade de Veneza e do estado do continente veneziano durante o Renascimento, quando Veneza chegou a ser a cabeça de um grande estado na península italiana.

Essa imagem em particular, descoberta pela Dra. Toffolo em maio de 2019 durante a sua pesquisa na Biblioteca, faz parte de um manuscrito de viagem do peregrino italiano Niccolò da Poggibonsi, que viajou para Jerusalém de Itália em 1346-1350. O desenho a caneta acompanha uma descrição de Veneza, pela qual ele passou no decorrer de sua peregrinação.

"A descoberta da imagem no relato de viagens de Niccolò da Poggibonsi mostra que Veneza, desde muito cedo, tinha um grande fascínio pelos contemporâneos", disse o Dr. Toffolo.

Segundo um artigo da Universidade de St. Andrews, o mais antigo mapa existente de Veneza foi feito por Fra Paolino, um frade franciscano de Veneza, e data de cerca de 1330. Mas a imagem descoberta pela Dra. Toffolo é a mais antiga vista da cidade e é anterior a qualquer outra representação da cidade, além de mapas e cartas portolanas.



Fonte: Hyperallergic