Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


A CAPELA DE ROTHKO REABRE EM JUNHO EM HOUSTON

2020-02-14




A Capela Rothko - o santuário inter-religioso em Houston, Texas, onde arte, contemplação espiritual e justiça social se reúnem - anunciou que reabrirá em Junho após uma restauração de US$30 milhões. Listada no Registro Nacional de Lugares Históricos, a capela, encomendada por John e Dominique de Menil, abriga catorze telas monumentais de Mark Rothko. Desde a sua abertura em 1971, tem servido como um local de encontro espiritual para pessoas de todo o mundo.

Liderado pelo escritório de Arquitetura e Pesquisa de Nova York, o projeto de reforma expandiu o campus da capela e executou outras mudanças que preservam a visão original de Rothko para o espaço. A clarabóia, o design da iluminação e a entrada da capela foram reconfigurados para iluminar melhor as catorze telas monumentais alojadas dentro dela. Uma nova casa de boas-vindas aos visitantes foi adicionada a norte da capela e encontram-se a ser construídos o prédio para a Administração e Arquivos, o Jardim da Meditação e o Centro de Programas, com uma praça ao ar livre.

A empresa também supervisionou a remoção de todas as estruturas não essenciais do local, a fim de enfatizar o relacionamento entre a capela e a escultura de Barnett Newman, Broken Obelisk, que se eleva acima da piscina refletida na praça. A escultura foi dedicada a Martin Luther King Jr. no mesmo ano da fundação da capela. Refletindo sobre a capela, Christopher Rothko, filho do artista, disse: “A capela foi construída com uma visão que reunia arte moderna e um espaço sagrado para promover a unidade, solidariedade, justiça e paz humanas. A universalidade dessa visão é muito relevante para nós hoje e acredito que permanecerá assim pelas próximas gerações.”



Fonte: Artforum