Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


NOITE DA LITERATURA EUROPEIA 2020 NO AR JÁ ESTE FIM DE SEMANA

2020-06-26




Na sua oitava edição, a Noite da Literatura Europeia 2020 adapta-se às atuais circunstâncias e aposta num novo formato radiofónico. Será assim “no Ar” que vai acontecer esta viagem pela cultura europeia, com excertos de obras de 13 autores para ouvir depois do jantar (21-23 horas)no fim de semana de 27 e 28 de junho.

A Noite da Literatura Europeia avança este ano para um novo formato, procurando ir ao encontro do seu público com uma fórmula que permite o distanciamento social. Garantindo a segurança de todos os envolvidos – público, autores e atores/atrizes – a EUNIC Portugal alterou substancialmente a filosofia desta referência cultural da Capital. Agendada para os dias 27 e 28 de junho, a edição de 2020 assume uma personalidade radiofónica que se reflete no próprio nome: Noite da Literatura Europeia 2020 no Ar.

Unidos pela paixão de ler, os fãs vão viver uma experiência radiofónica única na antena da Smooth FM. Durante duas horas (21-23h) e em duas noites consecutivas (27 e 28 de junho), o radialista e poeta Gonçalo Câmara será o anfitrião de um programa especial centrado nas leituras de 13 autores europeus.

Marion Poschmann (Alemanha), Thomas Köck (Áustria), Jitka N. Srbová (República Checa), Robert Bebek (Croácia), Javier Castillo (Espanha), Sofi Oksanen (Finlândia), Virginie Despentes (França), László Krasznahorkai (Hungria), Francesco Carofiglio (Itália), Marta Dzido (Polónia), Mark Haddon (Reino Unido)e Gabriela Adameșteanu (Roménia) são os autores convidados. Portugal estará representado por Joana Bértholo, que irá ler algumas passagens de um conto inédito. Esta é uma exceção à regra, já que será a única leitura assegurada pelo próprio autor: os restantes 12 excertos vão ser lidos em português por atores e/ou atrizes.

Gabriela Adameșteanu licenciou-se em Letras pela Universidade de Bucareste. É redatora de editoras enciclopédicas e literárias. Em 2013 foi condecorada com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura da França. Os seus livros são premiados e constantemente republicados, tendo sido traduzidos para 16 línguas estrangeiras e elogiados pela crítica literária internacional. Outros volumes: O mesmo caminho de todos os dias, O encontro, Fontana di Trevi (romances); Os anos românticos (prosa curta, memórias). Uma Manhã Perdida (1984) é um romance canónico da literatura romena. Best-seller, com uma recepção positiva por parte da crítica nacional e internacional, o livro foi traduzido para 14 línguas estrangeiras. O romance é o triste símbolo de uma Roménia sacrificada durante um século no altar das duas guerras mundiais e, mais tarde, do comunismo. A história é vista pelos olhos de uma mulher simples, porém inteligente e irónica, e o seu monólogo interage com os de outras personagens, alternando o cómico com o trágico e relativizando as perspectivas.

Teatro, música, vídeo, fotografia e escultura fazem parte do currículo de Inês Lapa. Como atriz interpretou Griselda Gambaro, Hélia Correia, Shakespeare, Tchekhov, Pinter, Beckett, entre muitos outros. Com o Espaço das Aguncheiras e São José Lapa produz espetáculos, cenografias, adereços, vídeos e design gráfico. Na TV como aderecista e atriz, trabalhou em ficção e entretenimento. Lavínia Moreira vive em Lisboa, formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, é actriz e colabora com o Espaço das Aguncheiras em projectos como Tri Sestri (2014) e As Lindas Bocas (2019), sob direção de São José Lapa. Intérprete versátil, abraçou espectáculos de Joana Craveiro (Teatro do Vestido), Paulo Maria Rodrigues (Companhia de Música Teatral), Ricardo Moura (D’As Entranhas), ou Luís Castro (Karnart). Criou O Elefante e a Grua, “conto animado a jazz”, com Gonçalo Marques e Nuno Costa.

A Noite da Literatura Europeia 2020 no Ar é uma iniciativa da EUNIC Portugal, com o apoio da Comissão Europeia. Criada em 2006, a rede EUNIC é constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura e por algumas embaixadas da União Europeia, tendo como objetivo promover a diversidade cultural e linguística europeia.



ALINHAMENTO|EMISSÃO ESPECIAL:

NOITE DA LITERATURA EUROPEIA 2020 NO AR


AUTORES E OBRAS SELECIONADAS



27 JUNHO


Thomas Köck (Áustria)
Atlas | Drama

Leitura por Olinda Favas


Joana Bértholo (Portugal)
O que pedir | Conto

Leitura pela autora


Marion Poschmann (Alemanha)
As ilhas dos pinheiros | Romance

Leitura por Ulisses Ceia


Javier Castillo (Espanha)
O dia em que perdemos a cabeça | Policial/Thriller

Leitura por Pedro Saavedra


Sofi Oksanen (Finlândia)
Norma | Romance

Leitura por Ana Água


Virginie Despentes (França)
Vernon Subutex | Romance

Leitura por Cátia Tomé




28 JUNHO


Robert Bebek (Croácia)
Vulcão | Poesia

Leitura por Arijana Medvedec


László Krasznahorkai (Hungria)
O Tango de Satanás | Romance

Leitura por Miguel Loureiro


Gabriela Adameșteanu (Roménia)
Uma Manhã Perdida | Romance

Leitura por Inês Lapa e Lavínia Moreira


Marta Dzido (Polónia)
As Mulheres do Solidariedade | Não ficção

Leitura por Alexandra Teles


Mark Haddon (Reino Unido)
O Golfinho | Romance

Leitura por Filipe Costa


Francesco Carofiglio (Itália)
L’estate dell’incanto | Romance

Leitura por Beatriz Godinho


Jitka N. Srbová (República Checa)
A Floresta | Poesia

Leitura por Ligia Cruz





FONTE: Centro Cultural Romeno