Links

share |

PREVIEW


UM APARTAMENTO À ESTRELA - MOBILIÁRIO DE MIGUEL JACOBETTY | INAUGURAÇÃO 7 ABR, GALERIA BESSA PEREIRA

Artecapital

2016-04-05



 

A Galeria Bessa Pereira inaugura na próxima quinta-feira, 7 de Abril, uma exposição de mobiliário desenhado por Miguel Jacobetty Rosa para um apartamento localizado na Rua da Imprensa à Estrela em 1950. A exposição tem a curadoria de Carlos Bártolo. Em articulação com esta exposição, o MUDE - Museu do Design e da Moda apresenta desde 31 de Março a reconstituição integral do escritório do mesmo apartamento, sendo este resultado da doação de Maria do Rosário Caires Martins.

Este conjunto de mobiliário resulta de uma oferta do próprio Jacobetty ao casal Ferreira Martins, como prenda de casamento, tendo-lhes pedido permissão para realizar os desenhos dos móveis de toda a sua nova habitação, visto nunca ter tido oportunidade de realizar um projeto desta escala. Os desenhos destas peças, datados entre Maio e Setembro de 1950 vieram a ser produzidos na Madeira & Móveis Lda., reconhecida fábrica de mobiliário da Praia da Granja, Espinho, provavelmente a conselho do próprio arquiteto.

Num período no qual, em Portugal, a inexistência de formação especifica em desenho/design ainda fazia com que a disciplina fosse praticada por artistas, arquitetos ou qualquer outra pessoa mais ou menos autodidata, também Jacobetty, tal como muitos outros arquitectos, se aventurou no desenho de mobiliário, ainda não se encontrando identificada, até à data, muita da sua produção neste campo.

A exposição apresenta um conjunto de peças representativas do momento de charneira em que a segunda geração do modernismo português se encontrava afirmada ao serviço do regime e uma nova geração, mais intransigente, despontava. As peças desenhadas por Jacobetty encontram-se estilisticamente a par das tendências nacionais e internacionais da decoração da época. No seu desenho é perceptível uma amálgama de influências das mais variadas origens num persistente deslumbramento pelo progresso e modernidade, no entanto sempre entendido numa versão mais branda do que se verificava internacionalmente em união com o necessário respeito que se procurava e cultivava nesse período em Portugal.

 

>>>

 

 

 

"Miguel Simões Jacobetty Rosa (1901-1970), por seu turno, nasceu em Alcobaça no seio de uma família da burguesia local, diplomando-se em arquitectura na ESBAL. Na década de 1940, era já um arquitecto reconhecido pela sua obra, nomeadamente a realizada ao serviço do Estado. Além de responder a encomendas privadas e autárquicas, dentro e fora de Lisboa, em nome individual ou em colaboração com outros arquitectos, em projectos de habitação, equipamento ou urbanismo, tinha, como colaborador próximo de Duarte Pacheco (1900-1943), já realizado diversa obra pública. Viria a ser ainda arquitecto da Câmara Municipal de Lisboa, a partir de 1946, enquanto paralelamente leccionava no ensino técnico profissional.

A sua obra inscreve-se na de uma geração diplomada ao longo da década de 1920, maioritariamente formada nos cursos de arquitectura das Escolas de Belas Artes nacionais, ainda herdeiros da tradição académica da École de Beaux-Arts de Paris. No entanto, em paralelo com o ensino obsoleto que lhes era proporcionado, tiveram também um contacto mais facilitado com o que de mais moderno se fazia lá fora. Esta influência viria a sentir-se num desejo pela experimentação que, conforme os actores e os casos, se concretizou de variados modos: de um simples e prosaico mimetismo formal do que se via nas fotografias das revistas, às vezes pouco mais trabalhado que o simples tratamento decorativo da fachada; a uma mais apurada reflexão do pensamento projectual, em conformidade com métodos, teorias e práticas investigadas pelos principais personagens do panorama internacional, apreendida através de literatura estrangeira ou de um conhecimento mais tangível aprofundado em viagens e relacionamentos. De qualquer modo e tendo em conta as circunstâncias da encomenda, do cliente ou da situação, estes arquitectos não se coibiram de criar
segundo diferentes linguagens — do ensaio modernista mais desafiante à obediência a modelos históricos ou tradicionais — hoje canonicamente entendidas como antagónicas.

A produção de Jacobetty é paradigmática desta geração. Se em 1931, recentemente diplomado, ganhou o Prémio Valmor pelo desenho de uma moradia de carácter modernista em Campo de Ourique, em 1943 seria distinguido com o Prémio Municipal de Arquitectura por outro edifício habitacional, agora colectivo, inspirado em modelos historicistas. À composição assimétrica de planos horizontais marcados por simples aberturas sem guarnições entre as quais surgia um baixo-relevo modernista, vencedora em 1931, opunha-se, doze anos depois, uma fachada de carácter monumental com eixo centralizado num portal neo-barroco, falso piso nobre, pilastras, mísulas, varandas, janelas de avental e frontões setecentistas.

 

Um apartamento e o seu mobiliário


O apartamento, num típico prédio de rendimento para estratos mais altos da classe média lisboeta, situava-se na Rua da Imprensa à Estrela, fronteiro aos jardins da Assembleia da República. A rua sossegada encontrava-se entre São Bento, Estrela e Lapa, já à época áreas escolhidas para residência das gentes mais abastadas.
(...)

Uma arquitectura onde hibridamente o moderno e tradicional se cruzavam sem nunca se destacarem per se, um edifício onde funcionalidade não era um manifesto chocante, e onde ornamentação não se lia como uma desconexa fantasia.

O mesmo compromisso entre modernidade e história encontra-se no mobiliário desenvolvido por Jacobetty para o casal Ferreira Martins.
Num período no qual, em Portugal, a inexistência de uma formação específica em desenho/design ainda fazia com que a disciplina fosse praticada por artistas, arquitectos ou qualquer outra pessoa mais ou menos autodidata, também Jacobetty, tal como muitos dos seus colegas, aventurou-se no desenho de mobiliário não se encontrando ainda identificada muita da sua produção neste campo.

Segundo o relato familiar, Jacobetty terá pedido a Miguel Ferreira Martins que lhe permitisse a oferta do desenho dos móveis como prenda de casamento tendo em conta nunca ter tido oportunidade para realizar um projecto dessa escala: todo o mobiliário

de uma habitação. Desta forma concebeu peças para o vestíbulo da entrada1, o escritório2, as salas de estar3 e de jantar4, os quartos de hóspedes5 e do casal6 e para uma pequena divisão anexa ao quarto principal que funcionava como sala de costura e quarto secundário7, não se projectando nada para as áreas de serviço. Um dossier com desenhos datados entre Maio e Setembro de 1950 — preservado até os dias de hoje — definia as peças que posteriormente foram produzidas numa fábrica da Praia da Granja, perto de Espinho, supõe-se que a conselho do autor.

A diversidade de espaços e funções permitiu a exploração de diferentes hipóteses sendo possível, não obstante, encontrar linhas condutoras no conjunto. O material e as tecnologias utilizadas conformar-se-iam dentro da prática da produção nacional de mobiliário. Para tal utilizaram-se poucas técnicas estranhas ao trabalho da madeira maciça — predominantemente de origem nacional ou europeia — referindo-se apenas o uso pontual de folheados e metal. Até mesmo os móveis cujas formas aparentavam inspiração em modelos de madeira moldada (laminada ou maciça) — tal como Thonet ou, mais tarde, Aalto e Breuer fizeram — foram realizados recorrendo à assemblagem de peças de madeira maciça, fruto da inaptidão da indústria nacional.
(...)

De interesse é analisar a diferenciação que Jacobetty conseguiu alcançar no desenho de cada divisão, nomeadamente na forma como o relacionou com as funções sociais dos diversos espaços da habitação. Tendo em conta a capacidade que a sua geração tinha em mover-se entre diferentes linguagens, desenvolvendo por vezes formatos híbridos, é possível entender a escolha de diferentes valores. Se em algumas móveis a hibridez que os caracteriza parece apoiar-se na modernidade, noutros aponta para modelos historicistas."

 

[Excertos do livro “Um apartamento à Estrela: Mobiliário de Miguel Jacobetty Rosa, 1950”, de Carlos Bártolo]

 

>>>

Um apartamento à Estrela
Mobiliário desenhado pelo Arquitecto Miguel Jacobetty Rosa (1901-1970)

Inauguração: 7 de Abril

Galeria Bessa Pereira


 

 

 




Outros artigos:

2017-11-14


PLATAFORMA REVÓLVER | Inauguração: 16 Nov, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-11-02


FÓRUM DO FUTURO | 5 a 11 de Novembro, vários locais no Porto
 

2017-10-24


IV MOSTRA DE CINEMA OLHARES SOBRE ANGOLA | 25 e 26 de Outubro, HANGAR
 

2017-10-16


4.º Colóquio A DANÇA NA ARTE: PERSPETIVAS ESTÉTICAS, HISTÓRIA E ESTÓRIAS DA DANÇA NO CONTEXTO CRIATIVO DA MODERNIDADE (SÉC. XVI-XVIII) E CONTEMPORANEIDADE (XIX-XXI) | 21 Out, Escola Artística​ d
 

2017-10-10


METABOLIC RIFTS I | 14 Out, 14h30, Auditório de Serralves
 

2017-10-02


18ª edição Festa do Cinema Francês | 5 Out > 12 Nov, Vários locais
 

2017-09-25


Festival Silêncio | 28 Set > 1 Out, Zona do Cais do Sodré
 

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino