Links

share |

PREVIEW


MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA | APRESENTAÇÃO E INAUGURAÇÃO DE 4 EXPOSIÇÕES, 29 JUN - 19H

Artecapital

2016-06-29



 

Inauguram hoje, 29 de Junho, as quatro primeiras exposições do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, o novo projecto da Fundação EDP que articula a antiga Central Tejo, até agora denominada Museu da Electricidade, com o novo edifício em fase de construção desenhado pelo atelier de arquitetura londrino Amanda Levete Architects. O MAAT propõe-se apresentar exposições nacionais e internacionais, com o contributo de artistas, arquitetos e pensadores contemporâneos, sobre grandes temas e tendências atuais. A programação regular apresentará também diversos olhares curatoriais sobre a Coleção de Arte da Fundação EDP.

Miguel Coutinho, director geral da Fundação EDP, afirmou em conferência de imprensa que o investimento na Central Tejo e no MAAT é a manifestação de que a EDP é uma empresa moderna e activa na área cultural. A nova vida da EDP começa assim com a renovação do circuito museológico da Central Tejo e com a inauguração destas 4 exposições, “a primeira aparição da programação do MAAT mesmo antes de inaugurar o edíficio”, como reforçou Pedro Gadanho, director artístico do novo espaço, reforçando que “não há dois polos, há um museu que tem dois espaços”.

O projecto curatorial do MAAT vai acontecer vai ter lugar nos dois edifícios, em quatro espaços na Central Tejo, um deles preparado para receber exposições internacionais com cerca de 600 metros quadrados, e uma segunda galeria com 400 metros quadrados que albergará as exposições regulares com perspectivas temáticas sobre a colecção de arte EDP, assim como investigações sobre o percurso de artistas portugueses de meia carreira, que muitas vezes não mostram trabalhos em Portugal.
Entre os dois edifícios, o MAAT apresentará entre dezoito e dezanove exposições por ano, sendo que uma ou duas delas serão dedicada à colecção EDP.

O “Circuito Central Eléctrica” continuará a manter-se, apresentando a história da central em si e da energia eléctrica. Será alvo, no entanto, de diversas intervenções artísticas videográficas, alternando entre a colaboração com o Artist Film International e vídeos especificamente concebidos para o local. Nesta primeira fase de inaugurações, acolhem-se pela primeira vez 9 vídeos/filmes deste projecto iniciado em 2008 na Whitechapel. A temática deste ano é a “Tecnologia” e a maioria dos artistas aqui apresentados nunca tinha exposto em Portugal.

O MAAT pretende oferecer assim “um novo impulso cultural e paisagístico à cidade de Lisboa” e tornar-se “num importante ponto no roteiro cultural da cidade.” Segundo Pedro Gadanho, o MAAT olha para a arte contemporânea para ver outros temas ligados à sociedade actual, lançando temas de debate sobre o tempo que estamos a viver e as questões que nos rodeiam, evidenciando o modo como os artistas contribuem para uma visão crítica da contemporaneidade.

A 5 de Outubro deste ano o novo edifício será revelado parcialmente ao público com a primeira parte do projeto Utopia/Distopia, uma nova obra de Dominique Gonzalez-Foerster, concebida especialmente para este espaço. Depois entrará em montagem das exposições que abrirão em Março de 2017, já com o edifício concluído.

As exposições até agora gratuitas no Museu da Electricidade passarão a ter um valor de entrada, bastante abaixo da média europeia de um museu semelhante, segundo Pedro Gadanho. A aposta do MAAT neste aspecto é a proposta de um programa de fidelização, que permitirá aceder a todas as exposições e espaços através de uma anualidade de 20 euros. Este valor dará entrada a um adulto e um acompanhante, sendo que crianças e jovens até aos 18 anos não pagam entrada. “Não vemos a arte contemporânea como algo de elite, mas algo que despertará interesse em todos”, afirmou Pedro Gadanho.

Com um orçamento de 2 milhões de euros anuais para a programação, o MAAT tem já o calendário fechado até 2019. Uma das apostas, além das exposições internacionais, é o apoio que quer proporcionar aos curadores portugueses, gerando uma economia da cultura para apoiar os seus profissionais, e as parcerias com colecionadores privados portugueses, para se fazer uso dos recursos disponíveis localmente.
 

 

 >>>

INAUGURAÇÃO DE 4 EXPOSIÇÕES

 

Daniel Rybakken, Andreas Engesvik, Colour Light für Ligne Roset, 2011. © Foto: Kalle Sanner und Daniel Rybakken

 

LIGHTOPIA

Lightopia é um projeto realizado e comissariado pelo Vitra Design Museum em parceria com a Fundação EDP. 
A exposição mostra como a luz elétrica revolucionou o mundo em que vivemos, como alterou radicalmente as nossas cidades, criou novas formas de vida e de trabalho, tornando-se motor do nosso progresso nas áreas da indústria, medicina e comunicações.
Explora a atual mudança de paradigma colocando-a no contexto da história da cultura, começando com uma visão geral da omnipresença da luz na sociedade contemporânea. Como partes integrantes deste fenómeno, as mudanças tecnológicas, a revolução digital e o desenho dos novos espaços públicos são alguns dos temas abordados, bem como a nossa dependência da luz ou a sua distribuição desigual na sociedade.
Hoje, uma transformação profunda está a emergir no campo da luz artificial, sendo difícil prever o seu impacto nas pessoas e no habitat humano. Lightopia mostra-nos como a luz moldou radicalmente o mundo moderno em que vivemos.
A exposição reúne mais de 300 obras, incluindo várias peças emblemáticas da coleção de iluminação do Vitra Design Museum, assinadas por designers como Wilhelm Wagenfeld, Achille Castiglioni, Gino Sarfatti ou Ingo Maurer e obras de aristas contemporâneos em que se destacam Olafur Eliasson, Troika, Chris Fraser, Daan Roosegaarde ou Joris Laarman , entre muitos outros.

Curadoria: Jolanthe Kugler;
Parceria: Vitra Design Museum e Fundação EDP;
De 30 de junho a 11 de setembro.

 

Sandra Rocha, Sem título (DR – Um Diário da República, 2012), 2014.

 

SEGUNDA NATUREZA

Com a exposição coletiva Segunda Natureza o MAAT inicia um ciclo de olhares sobre a coleção da Fundação EDP. Abre ao público a 30 de Junho e está patente até 16 de outubro.

A exposição apresenta cerca de cinquenta obras realizadas por vinte e seis artistas, que datam desde os anos 70 até ao presente. Através deste panorama, que abrange cerca de meio século de produção artística, infere-se uma diversidade de formulações, transformações e questionamentos quanto à ideia da natureza e da nossa relação com a mesma. O tema geral da exposição foi equacionado à luz dos debates atuais em torno do Antropoceno e das discussões sobre o impacto da ação humana sobre o ambiente.

A exposição organiza-se pela deteção de afinidades entre as obras. Salientam-se alguns dos múltiplos pontos de contacto e alguns dos artistas cujas obras estabelecem essas ligações: a inscrição do corpo no contexto natural, através da experiência e do registo da mesma (Alberto Carneiro, Pedro Vaz); o jardim como dispositivo crítico, onde se veiculam e questionam códigos culturais e se inscrevem experiências pessoais e coletivas (Vasco Araújo, Gabriela Albergaria); a tensão entre a esfera natural e tecnológica (Alexandre Estrela), e os impactos da última na primeira, num cenário ficcionado (Miguel Soares); o tratamento isolado de elementos concretos como objeto de atenção do artista (Luísa Correia Pereira, Fernando Calhau, Mariana Marote); as fronteiras entre perceção, representação e abstração na ideação da paisagem (João Queiroz, Cruz-Filipe); entre outros.

Além de várias obras raramente expostas ao público (Manuel Baptista, Michael Biberstein, Fernando Calhau, Luísa Correia Pereira, Noronha da Costa, João Queiroz), a exposição apresenta uma série de aquisições recentes centrais ao tema (Gabriela Albergaria, Alberto Carneiro, Alexandre Estrela, João Grama, Mariana Marote, Miguel Soares e Pedro Vaz).

Por ocasião da exposição será editado um catálogo bilingue largamente ilustrado. O livro incluirá ensaios de Pedro Gadanho e Luísa Especial, além de conter textos sobre uma seleção de vinte obras presentes na exposição.

O tema essencial de Segunda Natureza é precisamente a noção de que, por muito que a «economia da experiência» tente convencer-nos do contrário, há muito que perdemos a possibilidade de vivenciar e aperceber a Natureza no seu estado virginal. A Natureza passou a integrar a cultura e a ser vista apenas através das lentes da cultura. Através das suas descrições e representações, os artistas foram talvez os primeiros a entender a Natureza como um sujeito essencialmente produzido pelo homem – um sujeito a ser capturado, filtrado e reinventado através de meios técnicos que se estendem, muito para além das ferramentas agrícolas ou paisagísticas, dos aparelhos fotográficos às práticas da pintura e escultura.
Pedro Gadanho, excerto do texto publicado no catálogo da exposição.

Curadoria: Luísa Especial e Pedro Gadanho
Com: Gabriela Albergaria, Vasco Araújo, Alberto Carneiro, Fernando Calhau, Alexandre Estrela, Noronha da Costa, Susanne S. D. Themlitz, João Queiroz, entre outros.
De 30 de junho a 16 de outubro

 

Rachel Maclean, Germs.


ARTISTS’ FILM INTERNATIONAL

O MAAT é a mais recente instituição a integrar o Artists’ Film International, um programa dedicado à exibição de vídeos, filmes e animações realizadas por artistas de todo o mundo.

Iniciado em 2008 pela Whitechapel Gallery (Londres), este programa é agora uma parceria global que reúne 16 instituições. Todos os anos, cada uma delas escolhe um trabalho de um artista proeminente no seu país, partilhando-o com as restantes entidades. O conjunto dos trabalhos é depois exibido em todos os países participantes, apresentando lado a lado artistas com práticas profundamente enraizadas nos seus contextos individuais. Num momento em que o tema da descolonização da arte e da crítica, face à tradicional perspetiva eurocêntrica ocidental, está no centro dos debates contemporâneos, o Artists’ Film International promove o diálogo entre culturas e práticas artísticas, entre centro e periferia. O programa é concebido como uma plataforma dinâmica e transcultural, uma proposta de disseminação e partilha da produção artística contemporânea no campo da imagem em movimento.

Ocupando o espaço da Sala das Caldeiras da Central Tejo e assinalando a entrada do MAAT nesta rede, esta exposição é o resultado de um processo curatorial que ditou a escolha de nove obras (a partir de um conjunto de dezasseis) de artistas diferentes: Eva & Franco Mattes, Igor Bošnjak, Igor Jesus, Karin Sander, Mateusz Sadowski, Rachel Maclean, Rohini Devasher, The Institute for New Feeling e Tor Jørgen van Eijk. Os diferentes trabalhos focam a complexa relação entre arte e tecnologia — o tema desta edição do Artists’ Film International.

Curadoria: Inês Grosso
Parceria: Whitechapel Gallery
De 30 de junho a 16 de outubro

 

Edgar Martins, Carta de despedida, da série Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, Vida e outros Interlúdios, 2016
Prova cromogénea montada sobre alumínio, 122x156cm. Cortesia do artista e Galeria Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa

 

EDGAR MARTINS – SILÓQUIOS E SOLILÓQUIS SOBRE A MORTE, VIDA E OUTROS INTERLÚDIOS

Silóquios e Solilóquios sobre a morte, a vida e outros interlúdios é o título do mais recente projeto de Edgar Martins. O projeto, comissariado por Sérgio Mah, começou a estruturar-se no decurso de uma pesquisa no Instituto de Medicina Legal de Lisboa. Ao longo de três anos, Edgar Martins realizou mais de 1000 fotografias e digitalizou mais de 3000 negativos do vasto e extraordinário espólio do IML. Uma parte significativa destas imagens representa provas forenses, nomeadamente de objectos e de armas usados em crimes e suicídios, mas também de locais de crime, máscaras fúnebres, balas, cartas de suicidas e de actividades inerentes ao trabalho do médico-legista. Porém, a par destas fotografias, Edgar Martins começou também a recuperar imagens do seu arquivo ou a produzir novas fotografias sobre outros assuntos, pensadas como contraponto visual, narrativo e conceptual.
Deste modo, o tema da morte é aqui explorado através de uma articulação produtiva entre registos documentais e factuais (vinculados a casos reais e cumprindo as exigências científicas e funcionais do IML) e imagens que procuram incitar o potencial especulativo, ficcional e imaginário em torno do tema. Neste sentido, Silóquios e Solilóquios sobre a morte, a vida e outros interlúdios é um trabalho que explora as tensões e as contradições inerentes à representação e imaginação da morte, em especial da morte violenta, e simultaneamente sobre o papel decisivo mas profundamente paradoxal que a fotografia tem exercido na sua perceção e inteligibilidade.
Este trabalho marca igualmente uma transição significativa na trajetória criativa de Edgar Martins, depois de projetos anteriores nos quais sobressaía a homogeneidade formal e uma maior incidência de temáticas em torno da tecnologia, da arquitetura, da paisagem e da noção de lugar. Neste novo projecto inclui-se um conjunto mais vasto e diversificado de tipos e processos visuais – fotografias, apropriações, projeções, instalação, texto – assinalando uma crescente inclinação do artista por uma perspectiva mais híbrida e expandida da prática da fotografia e da experiência das imagens.

Curadoria: Sérgio Mah
De 30 de junho a 16 de outubro

 

 

>>>

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Inauguração: 29 de Junho, 19h
 




Outros artigos:

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino