Links

share |

PREVIEW


QUEER LISBOA 20 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA QUEER | 16>24 SET

Artecapital

2016-09-13



 

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer é o primeiro festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer. Este é um cinema que irrompe com crescente expressão nos grandes festivais de cinema internacionais e é objetivo do Queer Lisboa o de programar o que de mais relevante em termos estéticos e narrativos se faz no panorama mundial, visando colmatar o facto de esta cinematografia ser de acesso restrito ao grande público.

Em 2016, o Queer Lisboa celebra a sua 20.ª edição com a exibição de um total de 114 filmes de 27 países, divididos por duas salas, o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa, que acolhe a Retrospetiva Jarman and the Last of England, e com a realização de três master classes, duas exposições, duas performances e um debate sobre a vida e obra do cineasta Derek Jarman, com a presença de alguns dos seus colaboradores mais próximos.

Serão ainda muitas as estreias nacionais que o festival acolhe, a destacar Absolutely Fabulous: The Movie e Looking: The Movie, selecionados para as Noites de Abertura e Encerramento, respetivamente. Esta 20.ª edição do Queer Lisboa pauta-se ainda pelo regresso da secção Panorama, na qual serão exibidos, pela primeira vez em Portugal, títulos como Grandma, protagonizado pela célebre Lily Tomlin, ou Goat, com Nick Jonas. A destacar ainda a Carte Blanche oferecida à atriz Susanne Sachsse, que dará uma master class intitulada De Brecht a Bruce LaBruce e de voltaPronta para a minha próxima autoexposição. Já o professor e crítico Rodrigo Gerace vai dar a master class Cinema Explícito – Obscenidades Cinematográficas, sobre o obsceno e o sexo explícito na história do cinema e o seu sentido político.

A destacar ainda o desafio lançado a vários artistas para captarem uma fotografia que ilustre o espírito transgressor de 20 anos do festival, o que resultará numa exposição que estará patente no Cinema São Jorge.
 

Absolutely Fabulous: The Movie 

 

Celebrando 20 anos de existência, o que faz do Queer Lisboa o mais antigo festival de cinema da capital, esta é uma edição na qual se cumpre o desejo não só de destacar a relevância cultural e política do cinema queer nos dias de hoje, mas também a de oferecer uma perspetiva histórica sobre o cinema queer e o próprio Festival.

Dos 27 países presentes, o Reino Unido é o mais representado, com 44 filmes, graças à retrospetiva dedicada a Derek Jarman, que terá lugar na Cinemateca Portuguesa. Os EUA são o segundo país mais representado, com 12 filmes, seguindo-se Portugal, com 11 filmes, presentes sobretudo na Competição de Curtas-Metragens e na Competição In My Shorts, dando assim espaço e visibilidade aos jovens cineastas que estão a emergir no panorama nacional. O Queer Lisboa 20 é financiado pela Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC, pelo ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, e um conjunto de outros apoios públicos e privados. Além do Queer Lisboa, em 2016 a Associação Cultural Janela Indiscreta realizará também, de 5 a 9 de outubro, a segunda edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer. Ambos os festivais têm um financiamento direto garantido no valor de 120 mil euros e de receitas próprias previstas no valor de 20 mil euros, perfazendo um orçamento total de 140 mil euros.

É precisamente do Reino Unido que vem um dos maiores destaques deste ano: a estreia nacional de Absolutely Fabulous: The Movie, que será exibido em exclusivo no Festival, em duas sessões, em parceria com a Big Picture. A adaptação ao cinema da mítica série de culto britânica sobre a dupla Eddy (Jennifer Saunders, criadora da série) e Patsy (Joanna Lumley) é já um sucesso estrondoso de bilheteira e agora chega a Portugal pela mão do Queer Lisboa. O filme será exibido na Noite de Abertura, em que terá ainda lugar no Cinema São Jorge o espetáculo teatral 50. Orlando, ouve, escrito e dirigido por André Murraças, sobre o tiroteio que teve lugar na discoteca Pulse e que contará com a presença de vários atores e personalidades em palco, numa homenagem às vítimas do massacre. Entre os nomes confirmados estão Anabela Brígida, Cucha Carvalheiro, Inês Maria Meneses, Manuel Moreira, Rui Maria Pêgo, Vera Kalantrupmann, Victor D’Andrade, entre outros.

Este ano destaca-se ainda o regresso da secção Panorama, na qual serão exibidos, em estreia nacional, alguns títulos muito aguardados pelo grande público. É o caso de Grandma, filme de Paul Weitz e protagonizado por Lily Tomlin. Goat, um dos mais recentes filmes produzidos por James Franco, realizado por Andrew Neel e protagonizado pelo também cantor Nick Jonas, também faz parte desta secção, bem como La Belle Saison, filme de Catherine Corsini sobre duas mulheres que se apaixonam em Paris no epicentro do movimento feminista parisiense dos anos 1970. A dupla brasileira Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, de quem o Queer Lisboa exibiu em 2015 a primeira longa-metragem, Beira-Mar, voltam a estar representados no festival com O Ninho, projeto originalmente concebido como uma minissérie televisiva e que será apresentado como longa-metragem em Lisboa. A mais recente curta dos realizadores, O Último Dia Antes de Zanzibar, também integra a Competição de Curtas-Metragens.

Assuntos como o isolamento na América profunda – AWOL (EUA), de Deb Shoval – , a liberdade sexual num contexto opressor – Barash (Israel), de Michal Vinik –, as famílias homoparentais – Rara (Argentina, Chile), de Pepa San Martín – os conflitos entre tradição e desejo pessoal – Spa Night (EUA), de Andrew Ahn –, a temática do VIH/Sida e da Profilaxia Pós-Exposição – Théo et Hugo dans la même bateau (França), de Olivier Ducastel e Jacques Martineau –, ou o despertar da sexualidade no meio indígena brasileiro – Antes o Tempo Não Acabava (Brasil, Alemanha), de Sérgio Andrade e Fábio Baldo – são abordados nalguns dos filmes que integram a Competição de Longas-Metragens. Sérgio Andrade estará no festival a apresentar o seu filme, bem como Händl Klaus, realizador que venceu o Teddy Award, na Berlinale, com Kater (Áustria), longa-metragem que também faz parte desta Competição.

Para a Competição de Documentários, Waiting for B. (Brasil), de Paulo César Toledo e Abigail Spindel, filme sobre um grupo de fãs de Beyoncé que espera durante semanas à porta do Estádio do Morumbi, em São Paulo, pelo concerto da cantora, é um dos títulos selecionados, numa exibição que contará com a presença de Toledo. Já o espanhol Marc Serena que, com Pablo García Pérez de Lara, traça em Tchindas (Espanha, Cabo Verde) um retrato da vivência queer em Cabo Verde, estará no festival a apresentar o seu documentário. A Competição de Documentários aborda ainda temáticas como a patologização da homossexualidade na Europa dos nossos dias – Bolesno (Croácia), de Hrvoje Mabić –, a luta pelos direitos civis numa comunidade rural de Myanmar– Irrawaddy Mon Amour (Itália), de Valeria Testagrossa, Nicola Grignani e Andrea Zambelli –, o processo de transição de género de um jovem músico norte-americano – Real Boy (EUA), de Shaleece Haas –, ou uma original abordagem à saída do armário – Coming Out (EUA), de Alden Peters, entre outras.

O segundo ano da Competição Queer Art traz até Lisboa o artista e cineasta Vincent Dieutre, que apresentará em estreia mundial o filme Trilogie de nos vies défaites (França, Holanda, Bélgica), um retrato de três gerações que é também uma reflexão sobre os tempos modernos e os seus novos mecanismos virtuais de relação. André Antônio, realizador de A Seita (Brasil), um filme focado num universo distópico que tem como cenário a cidade de Recife, também estará presente no Queer Lisboa. A destacar ainda a presença de títulos como Jason & Shirley (EUA), filme em que o realizador Stephen Winter recria os bastidores de Portrait of Jason (1967), documentário pioneiro ao aliar as temáticas da discriminação racial e da identidade sexual, da oscarizada Shirley Clarke; Las Lindas (Argentina), primeira longa de Melisa Liebenthal, que é também uma reflexão sobre a puberdade feminina; MA (EUA), estreia na longa-metragem da coreógrafa Celia Rowlson-Hall que cruza dança contemporânea, reflexão feminista sobre o corpo e a sexualidade, cinema de género e alegorias bíblicas; Strange Love (Índia), docu-ficção da premiada artista visual de Bombaim, Natasha Mendonca, centrada em duas personagens cujas vidas em transição – de género, classe, posição social – se cruzam sob o pano de fundo de uma megalópole também em constante transição; ou Where Horses Go to Die (França), de Antony Hickling.

Fora das secções competitivas realizar-se-á uma Sessão Especial do documentário Yes, We Fuck!, de Antonio Centeno e Raúl de la Morena, sobre como é vivida a sexualidade por parte de pessoas com diversidade funcional.

A atriz Susanne Sachsse, o Diretor do Sicilia Queer filmfest Andrea Inzerillo e o professor e crítico Rodrigo Gerace (na competição de longas-metragens); a Diretora do Doclisboa Cíntia Gil, o produtor da RTP Rui Filipe Oliveira e a jornalista britânica Sophie Monks Kaufman (na competição de documentários); a realizadora Aya Koretzky, o Diretor Artístico do festival In & Out, de Nice, Benoît Arnulf e o Diretor do Festival Córtex, de Sintra, José Chaíça (na competição de curtas-metragens); o realizador André Marques, o ator João Arrais e a Diretora da Portugal Film Margarida Moz (na competição de filmes de escola europeus); e o produtor James Mackay, o professor Rogério Taveira e o realizador Roy Dib (na competição Queer Art), compõem o júri da presente edição.

Como já é apanágio do Queer Lisboa, também este ano o cinema será colocado em diálogo com outras expressões artísticas. Daí que para esta edição tenha sido lançado um desafio a vários artistas – nomeadamente António da Silva, Carlos Jgm, Rui Palma, Sara Rafael, Vanda Noronha e Vítor Serrano – para captarem uma fotografia que ilustre o espírito transgressor de 20 anos de Festival. As fotografias vão dar lugar a uma exposição que estará patente no Cinema São Jorge e a uma coleção limitada de postais. 

Para esta edição especial decidimos ainda oferecer à atriz alemã Susanne Sachsse uma Carte Blanche, sendo exibidos neste âmbito The Raspberry Reich (Alemanha, Canadá), de Bruce LaBruce, que a própria protagoniza, e Salomè (Itália), do italiano Carmelo Bene, que é uma adaptação livre da peça homónima de Oscar Wilde.

A atriz vai ainda dar uma master class, intitulada De Brecht a Bruce LaBruce e de volta. Pronta para a minha próxima autoexposição. O professor e crítico Rodrigo Gerace vai também dar uma master class, intitulada Cinema Explícito – Obscenidades Cinematográficas, sobre o obsceno e o sexo explícito na história do cinema e o seu sentido político, tendo como base o seu livro “Cinema Explícito – Representações Cinematográficas do Sexo”, que será lançado em Portugal por essa altura.

A música volta com a secção Queer Pop, com dois programas centrados em Freddie Mercury e Annie Lennox, e de como ambos esbateram fronteiras entre as identidades masculina e feminina, e ainda com o programa Left To Our Own Devices, composto por alguns dos mais emblemáticos telediscos realizados por Derek Jarman.

Já a secção Hard Nights terá em destaque o realizador António da Silva e alguns dos seus filmes mais recentes, três deles realizados no Brasil – nomeadamente Brazil Carnival, Brazil Jungle e Brazil Solos – e outro no Algarve, Ecosexual.

O Queer Lisboa 20 terminará com a estreia nacional de Looking: The Movie (EUA), filme de Andrew Haigh (de quem o festival também estreou o aplaudido Weekend) que conclui a história que nasceu como uma série televisiva da HBO que foi um grande fenómeno de popularidade. Uma parceria com a TV Cine & Séries.

Durante o festival vão ainda realizar-se as habituais festas de abertura e de encerramento. A Festa de Abertura realizar-se-á no Club Fontória e contará com a música de Nuno Galopim, também programador do Queer Lisboa, e da dupla queriaSTARmorta, de Bruno Cadinha e Gonçalo C. Ferreira. A Festa de Encerramento terá lugar no Titanic Sur Mer e nela vão passar música o duo Candy Fur e Mário Valente.

 

Retrospetiva de Derek Jarman

Central na programação deste ano é a ambiciosa retrospetiva dedicada a Derek Jarman e ao cinema marginal britânico das décadas de 1970 e 80. Trata-se de uma oportunidade única de conhecer a fundo a obra de um dos mais prolíficos, originais e influentes realizadores queer contemporâneos. Ao todo serão exibidas oito longas-metragens, 15 curtas filmadas em Super 8, muitas delas recém-descobertas e restauradas, como é o caso de Electric Fairy, o primeiro filme do cineasta, datado de 1971, ou Orange Juice, documentário sobre a banda escocesa e que terá a sua estreia mundial no festival. A estes filmes são associados outros de vários realizadores seus contemporâneos e colaboradores, como John Maybury, Cerith Wyn Evans ou John Scarlett-Davis, que estará presente no Festival. Foram ainda convidados para esta retrospetiva o ator Keith Collins (ex-companheiro do realizador), o produtor James Mackay e William Fowler (do BFI – British Film Institute), sendo os dois últimos programadores convidados do festival.

 

Exposição A Natureza da Margem

 

 

O Queer Lisboa junta-se este ano à Oficina Irmãos Marques (Rua Luz Soriano, 71) para a realização de uma nova exposição, na qual um grupo de artistas convidados reflete sobre a sexualidade e a natureza. A exposição coletiva A Natureza da Margem será inaugurada a 17 de setembro às 18h00.

A Natureza da Margem é uma viagem coletiva a um mundo oculto regido pela sexualidade e a natureza, as obras de cada artista são testemunhos individuais dessa incursão misteriosa. Os visitantes serão guiados por um gabinete de curiosidades que descreve e classifica esse ambiente através do conjunto multidisciplinar de obras.

Frederico Pompeu é um dos artistas que integra esta mostra e nela ilustra-nos um mundo botânico fantástico, trazendo consigo alguns desses espécimes exóticos. Já com registo fotográfico analógico, Pedro Ivan dá-nos a ver corpos humanos através de uma radiografia botânica, num jogo de fusão entre corpos humanos e flora, criando figuras míticas.

Entidades de todas as formas desfrutam deste mundo, Gezo Marques esculpe-nos corpos de madeira que emergem da densa vegetação, Margarida Oliveira utiliza a azulejaria numa interessante abordagem sobre o corpo feminino, José Gonçalves com as suas imagens conta histórias de prazer, e com o registo vídeo de Tales Frey somos transportados para rituais onde o corpo entra em diálogo com o meio ambiente.

Bete Marques mostra o coração desse mundo vegetal fabricando jardins em madeira e Rita Feliciano constrói com tecido uma grande figura humana da qual brota uma natureza luxuriante.

A exposição estará depois aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 19h00.

 

>>>

Queer Lisboa 20
16 a 24 de Setembro

http://queerlisboa.pt/




Outros artigos:

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino