Links

share |

PREVIEW


RED AFRICA - THINGS FALL APART, NA GALERIA AVENIDA DA ÍNDIA | INAUGURAÇÃO: 7 DE DEZEMBRO, 19H

Artecapital

2016-12-06



 

 

No âmbito do programa RED AFRICA, inaugura no dia 7 de Dezembro de 2016 às 19h a exposição Things Fall Apart, comissariada por Mark Nash, na Galeria Avenida da Índia, em Lisboa.

Apresentam-se artistas, cineastas e grupos de África, Ásia, Europa e América do Norte que baseados em filmes, fotografia, propaganda e arte pública expõem reflexões interdisciplinares sobre as relações entre África, a União Soviética e os países da sua área de influência.

A exposição Things Fall Apart foi buscar o seu título ao romance homónimo de Chinua Achebe publicado originalmente em 1958. Esta obra clássica de ficção pós-colonialista, que foi publicada em Portugal com o nome Quando Tudo se Desmorona, é considerada por muitos o arquétipo do romance moderno africano escrito em inglês. A sua história reflete sobre o impacto devastador do colonialismo em África. A exposição faz esta associação como uma forma de olhar para uma perda semelhante da perspetiva utópica com o fim da Guerra Fria e com o colapso do investimento do Bloco de Leste no desenvolvimento político e cultural em África. Things Fall Apart apresenta quinze projetos de artistas contemporâneos relacionados de diversas maneiras com este tema.

A exposição prossegue o trabalho de investigação sobre o Socialist Friendship (Calvert 22, 2013-2015), explorando o plano soviético de bolsas académicas para apoiar países onde se travavam lutas de libertação anticolonialistas e para desenvolver quadros técnicos comunistas nesses mesmos países. Havia ligações particularmente fortes com países como Moçambique, Gana, Etiópia e Angola, onde decorriam guerras de libertação ou que, após a independência, faziam parte do Movimento dos Não Alinhados. O ponto de partida deste projeto de investigação foi um programa radiofónico produzido por Burt Caesar para a BBC Radio 4 em 2009, com o título Black Students in Red Russia, que pode ser ouvido na galeria.

Things Fall Apart foca especialmente o cinema como um meio para desenvolver uma estética militante, uma estética orientada para imaginar um futuro independente das potências coloniais, bem como para criar elos internacionais entre os países africanos e os mundos comunista e em desenvolvimento.
A guerra civil que rebentou em 1975, no seguimento da independência de Angola da hegemonia de Portugal, viu o envolvimento da União Soviética, Cuba e Estados Unidos da América, entre outros, apoiando fações políticas rivais numa tentativa de ganhar influência sobre o país recém- independente. Dois trabalhos fotográficos de Kiluanji Kia Henda, que vive e trabalha em Luanda, Angola, e Lisboa, Portugal, registam vestígios do apoio cubano e soviético durante a Guerra Fria.

As fotografias a preto e branco da fotógrafa sul-africana Jo Ractliffe também oferecem uma visão da Angola contemporânea, refletindo sobre a sua história recente. Ractliffe visitou Angola pela primeira vez em 2007, cinco anos depois do fim da guerra civil. Os quatro trabalhos apresentados nesta exposição pertencem às séries Terreno Ocupado (2007-2008) e As Terras do Fim do Mundo (2009-2010), e focam a Luanda contemporânea e as paisagens de conflito (incluindo a "Guerra das Matas" junto da fronteira entre Angola e África do Sul, 1966-1989). O tríptico de pinturas murais retrata três figuras chave da Guerra Civil Angolana: o líder cubano Fidel Castro, o líder soviético
Leonid Brezhnev e o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto.

Conakry (2012-2013) é um filme de 16 mm de Filipa César encenado no Haus der Kulturen der Welt, em Berlim. Este filme revisita imagens do arquivo guineense que documentam uma exposição organizada em 1972 por Amílcar Cabral no Palais du Peuple, em Conakry, relatando o estado da guerra contra o domínio português. Filipa César convidou a escritora portuguesa Grada Kilomba e a rádio-ativista americana Diana McCarty para refletirem sobre estas imagens e a sua história.

O Arquivo Wayland Rudd (The Wayland Rudd Archive 2014), recolhido por Yevgeniy Fiks (nascido em Moscovo, a viver em Nova Iorque) e aqui apresentado como uma projeção de uma série de imagens digitais, foca a representação dos africanos e afro-americanos na cultura visual soviética. O arquivo é constituído por mais de 200 imagens soviéticas (pinturas, fotografias de cena, cartazes, grafismos, etc.) desde a década de 1920 até aos anos 1980. Wayland Rudd foi um ator americano que se mudou para a União Soviética em 1932. Durante os vinte anos da sua carreira na União Soviética, Rudd apareceu em numerosos filmes, performances e peças teatrais. Apesar de apenas uma pequena secção das imagens reunidas no Arquivo Wayland Rudd serem do próprio Wayland Rudd, o projeto recebeu o seu nome como forma de homenagear a história pessoal deste ator afro- americano soviético como exemplo ilustrativo da complexa interseção entre raça e comunismo na narrativa soviético-americana do século XX.

O projeto Travelling Communiqué, concebido por Armin Linke, Doreen Mende e Milica Tomić, explora a ideia da amizade política. O ponto de entrada é a coleção de 1200 fotografias tiradas durante a primeira conferência do Movimento dos Não Alinhados (MNA) que decorreu em Belgrado, em 1961. Os grupos que combatiam o imperialismo e o colonialismo em África, na Ásia, Europa e América Latina criaram uma mensagem coletiva dos 25 delegados na conferência MNA para o mundo exterior. Nessa altura, era possível entender o MNA como um terceiro espaço de emancipação, um espaço que procurava desestabilizar um mundo bipolarizado sem estabelecer um terceiro bloco de poder.

A Nossa África (Our Africa, 2016), do cineasta Alexander Markov, sedeado em São Petersburgo, utiliza imagens em movimento do Arquivo de Filme e Fotografia do Estado Russo para expor os mecanismos por detrás da criação de filmes de propaganda soviética, que procuravam registar a expansão do "glorioso socialismo" no continente africano. Este projeto faz parte de um documentário em formato de longa-metragem de Markov, atualmente em processo de pós- produção.

Sobre Labudovic: Cinema, Escola e Guerra da Independência (On Labudovic: Cinema, School and War of Independence, 2014-2016), uma nova peça de Milica Tomić, que vive e trabalha em Belgrado, na Sérvia, explora uma lógica de cumplicidade e confiança política através do trabalho do fotógrafo e cineasta Stevan Labudović. Este começou o seu trabalho com 17 anos de idade, a fazer jornais de parede partidários durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1959, foi enviado para a Argélia pelo Central Film News Studio (Jugoslávia) numa ação de apoio à luta anticolonial durante a Guerra da Independência da Argélia (1954 -1962). Labudović passou quase três anos com guerrilheiros argelinos, com a câmara numa mão e uma arma na outra, e criou uma escola de filme e fotografia para os combatentes no campo de batalha.

As duas peças mostradas pelo artista londrino Isaac Julien foram produzidas durante a sua instalação de imagens em movimento Fantôme Afrique (2005), que entrelaça referências cinematográficas e arquitetónicas através da Ouagadougou urbana, o centro do cinema em África, e os espaços áridos do Burkina Faso rural. Desafiando as indicações do Banco Mundial, sob a liderança do líder revolucionário Thomas Sankara, o Burkina Faso desenvolveu uma economia das indústrias criativas centrada na produção de filmes e televisão, e continua a organizar o principal festival (bienal) de cinema na África subsaariana. Cinema Cinema, de Julien, apresenta um dos cinemas ao ar livre em Ouagadougou. Place des Cinéastes mostra uma rotunda na capital do Burkina Faso, que glorifica os elementos mecânicos da câmara e do projetor.

Mostradas em conjunto, as três maquetes de esculturas da artista de Lisboa Ângela Ferreira, que nasceu em Maputo, Moçambique, e cresceu na África do Sul, prestam homenagem aos workshops de cinema que o realizador e etnógrafo francês Jean Rouch instalou em Moçambique. Após a declaração de independência em 1975, Rouch e uma equipa de realizadores chegaram a Maputo em 1976 para lecionar uma série de workshops de Super 8 na Universidade Eduardo Mondlane e em diversas comunidades rurais, onde Rouch testou as suas ideias de usar os filmes Super 8 como instrumento de desenvolvimento. As fotografias que fazem parte de Estudo para Monumento às oficinas de filme Super 8 de Jean Rouch em Moçambique (Study for Monument to Jean Rouch’s Super 8 film workshops in Mozambique, 2011-2012) foram feitas por Françoise Foucault em Moçambique, com o objetivo de documentar o processo de trabalho e os diversos locais de filmagem e exibição durante os workshops de Super 8.

A instalação do artista cubano Tonel, que vive e trabalha em Vancouver, reflete sobre a relação histórica entre a URSS e Cuba através do olhar da corrida espacial, real e imaginária. Os objetos apresentados na vitrina pertenciam, presumivelmente, à equipa de cientistas aeroespaciais internacionais (cubanos, soviéticos, alemães, americanos) conhecidos como os "Heróis de Baikonur". Estes objetos são acompanhados por páginas do livro do artista Despachos da Zona de Guerra (Dispatches from the War Zone, 2009-2014), que tem a sua própria banda sonora criada em colaboração com Bob Turner, um músico a viver em Vancouver. A instalação também inclui três desenhos emoldurados.

Nos últimos anos, o artista sul-coreano Onejoon Che tem vindo a trabalhar num projeto relacionado com monumentos e arquiteturas em África, construídas na Coreia do Norte. Mansudae Master Class (2015) prossegue as explorações anteriores do artista em busca de ligações entre a geopolítica militar e económica, e é apresentado num filme de longa-metragem, fotografias e instalações. Estabelecido em 1959 por ordem de Kim Il-Sung, o Estúdio de Arte Mansudae tem um papel central no engrandecimento da imagem nacional da Coreia do Norte, através da produção de estátuas e retratos do Amado Líder. Em 1974, erigiu o Monumento Tiglachin na Etiópia e, posteriormente, doou edifícios públicos e monumentos a vários países africanos, incluindo Madagáscar, Togo e Guiné. Em 2010, os Projetos Ultramarinos de Mansudae ganharam atenção renovada com a
inauguração do Monumento ao Renascimento Africano em Dakar, capital do Senegal.

Radovan Cukić (Belgrado) e Ivan Manojlović (Belgrado), curadores do Museu da História Jugoslava, em Belgrado, apresentam uma seleção de imagens do Arquivo Presidencial digitalizado de Josip Broz Tito. Estabelecido em 1947 como parte da Divisão de Imprensa do Gabinete do Marechal da Jugoslávia (posteriormente Gabinete do Presidente da República), com o objetivo de documentar a atividade social e política de Tito, contém mais de 200 000 negativos de todos os eventos importantes desde 1947 até 1980 em que Tito participou. Fotografias selecionadas captadas por Dragutin Grbić, Miloš Rašeta, Aleksandar Stojanović e Mirko Lovrić foram reveladas e oferecidas a Tito em 708 caixas com o formato de livro, tornando-se assim o seu "álbum de família", que foi exposto após a sua morte na sua residência oficial, que mais tarde foi transformado no Museu da História Jugoslava.

Paulo Kapela cria retratos do seu universo interior, combinando filosofia Bantu, Catolicismo, Rastafarianismo e iconografias socialistas, juntamente com um forte sentimento de uma cultura local de veneração. Em pinturas e colagens com diversas dimensões, Kapela retrata personalidades dos media internacionais. Há trabalhos que mostram o presidente atual de Angola, José Eduardo dos Santos, ao lado do primeiro presidente, Agostinho Neto. Uma iconografia socialista é claramente visível quer no modo como ele retrata as figuras revolucionárias, como é o caso de Deolinda Rodrigues ou Hoji-ya-Henda, mas também pelo uso de símbolos socialistas como a estrela vermelha ou os emblemáticos ícones da nação socialista como a catana e a roda dentada.

O pintor congolês Tshibumba Kanda-Matulu retrata eventos e personalidades importantes nos seus trabalhos. Em 1960, o Congo (RDC) tornou-se independente e Patrice Lumumba - politicamente orientado para o socialismo - fez o seu famoso discurso, no qual condenou fortemente as políticas colonialistas. O regime de Lumumba durou apenas dez semanas. Com o apoio da Bélgica, o general Joseph Mobutu tomou o poder e Lumumba foi preso e assassinado em circunstâncias misteriosas.
 

 

>>>

THINGS FALL APART
Inauguração: 7 Dezembro, 19h
7 Dez 2016 a 12 Mar 2017

Curadoria: Mark Nash

Artistas: Alexander Markov, Ângela Ferreira, Burt Caesar, Filipa César, Isaac Julien, Jo Ractliffe, Kiluanji Kia Henda, Milica Tomić, Onejoon Che, Paulo Kapela, Museum of Yugoslav History, Travelling Communiqué, Tonel, Tshibumba Kanda-Matulu, Yevgeniy Fiks

 




Outros artigos:

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino