Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Casa Aberta


Henrique Neves
Arquivo Municipal de Lisboa/Núcleo Fotográfico, Lisboa

COLECTIVA


Finalistas de Pintura da Belas Artes 15´16
Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

CASTAS


Colectiva
Herdade do Rocim,

ENSAIOS (SOBRE A MESA) - A partir da coleção do Museu de Lisboa


COLECTIVA - alunos da pós-graduação em Curadoria de Arte,
Galeria Quadrum, Lisboa

Sever


Ana Lupaș, Beatrice Marchi, Christodoulos Panayiotou, Eloise Hawser, Gonçalo Preto, Jason Dodge, Joanna Piotrowska, Namsal Siedlecki, Nick Bastis
Galeria Boavista, Lisboa

Um campo depois da colheita para deleite estético do nosso corpo


Alberto Carneiro
Culturgest (Porto), Porto

Now and Ever | Oliveiras


Renée Gagnon
Museu das Comunicações, Lisboa

Raio X de uma prática fotográfia


FERNANDO GUERRA
,

Where and When


Ana Jotta, Daniel Gustav Cramer, Gil Heitor Cortesão, Luís Paulo Costa and Paulo Brighenti
Galeria Pedro Cera, Lisboa

Cartazes Cubanos da OSPAAAL 1960-1980


Colectiva
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 

share |

COLETIVA

FOTO-estruturalismo: a composição da página enquanto conceito na Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação de Serralves”




MUSEU DE SERRALVES - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Rua D. João de Castro, 210
4150-417 PORTO

15 JUN - 17 SET 2017


Inauguração: 14 de junho, quarta-feira, 19h00


A exposição “FOTO-estruturalismo: a composição da página enquanto conceito na Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação de Serralves” vai dar a conhecer ao público uma ampla diversidade de abordagens conceptuais à utilização de fotografias enquanto elementos formais em livros e publicações de artista.

A seleção de obras na exposição destaca, pela primeira vez, um aspeto muito específico destas publicações: a fotografia enquanto elemento constituinte de uma estrutura global. Ao contrário da fotomontagem tradicional, em que uma disposição de elementos fotográficos constitui uma imagem única, ela trata de elementos independentes, combinados ou não, enquanto parte de um espaço estruturado, seja ele a página individual de um livro, uma folha de papel autónoma ou um desenvolvimento página a página ao longo de várias páginas de um livro.

O conjunto de obras em exposição será agrupado em torno de "Das Tafelwerk" (1992), uma obra marcante de Georg Herold, pertencente à Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação de Serralves.

Esta exposição é organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves e tem comissariado de Guy Schraenen, consultor independente na área de livros e edições de artista.