Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Matéria / Ação


Escultura e vídeo dos anos 1960 e 1970
Museu Leopoldo de Almeida, Caldas da Rainha

Continuidad de los Parques | Da Sebe ao Ser


Rubén Rodrigo | André Vaz
Galeria Fernando Santos (Porto), Porto

Projeções 2025


O Desenho na FBAUP
Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, Gondomar

Zoetrope


Alexandre Baptista
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Coimbra

Uma Biografia Pintada


Eduardo Arroyo
Centro Cultural de Cascais, Cascais

So many names


Luísa Jacinto
Córtex Frontal - Residência de Arte e Investigação, Arraiolos

OUTROS LUGARES / EVERYWHERE


Antoni Muntadas
Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa

VOLTA AO MUNDO/AROUND THE WORLD


Lawrence Weiner
Panteão Nacional, Lisboa

PADA 51 + OPEN STUDIOS


COLECTIVA
PADA Studios, Barreiro

LÂMINA DA LUA


Curadoria de Ana Rito e Hugo Barata
DUPLACENA 77, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


ALBUQUERQUE MENDES

Não Confundir um Tijolo com uma Obra de Arte




GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Av. Dom Afonso Henriques
4450-229

10 MAI - 24 AGO 2025


INAUGURAÇÃO: 10 de maio, 17h30, na Galeria Municipal de Matosinhos


Não Confundir um Tijolo com uma Obra de Arte
de Albuquerque Mendes



A partir de sábado, a Galeria Municipal de Matosinhos recebe a exposição “Não Confundir um Tijolo com uma Obra de Arte”, do artista plástico Albuquerque Mendes.

Com curadoria de Gonçalo M. Tavares, a mostra reveste-se de particular significado, não só por ser a primeira vez que Albuquerque Mendes expõe na Galeria Municipal, mas também por concretizar um desejo antigo – tanto da Câmara Municipal de Matosinhos como do próprio artista – de dar corpo a uma exposição que reflete a forte ligação do criador à cidade. Desde os anos 1990, altura em que se mudou do Porto para Leça da Palmeira, e mais tarde para um atelier na rua Brito Capelo, em Matosinhos, a obra de Albuquerque Mendes tem vindo a ser profundamente influenciada pelo território e pelas vivências locais.

Com um percurso artístico de mais de 50 anos, esta exposição concentra-se sobretudo nas últimas três décadas, marcadas por uma transformação estética e temática significativa. A mostra apresenta maioritariamente obras de pintura, mas também inclui instalações, num percurso que traduz a densidade, originalidade e ousadia da linguagem artística do autor.

Figura incontornável da arte contemporânea portuguesa, Albuquerque Mendes nasceu em Trancoso, em 1953. Autodidata, destacou-se desde cedo no cruzamento entre pintura, colagem, performance, teatro e encenação. Frequentou o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra entre 1970 e 1975, onde realizou a sua primeira exposição individual. Foi membro do coletivo Puzzle (1976-1980) e cofundador da Associação de Arte Espaço Lusitano, dinamizando a jovem arte portuguesa nos anos 80.

Reconhecido pela sua forte ligação à cultura popular, religiosa e profana, o artista tem levado a cabo inúmeras intervenções no espaço público, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo presença regular em museus e galerias de renome. A sua obra encontra-se representada em prestigiadas coleções públicas e privadas, como a Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Serralves, Coleção Berardo, entre outras.

A exposição “Não Confundir um Tijolo com uma Obra de Arte” integra o programa comemorativo dos 20 anos da Galeria Municipal de Matosinhos e afirma-se como um marco na sua trajetória, reforçando o papel deste espaço enquanto centro dinamizador da arte contemporânea no concelho.

A exposição pode ser vista até 24 de agosto, de terça a sexta-feira entre as 10h e as 13h e das 15h às 18h, e aos fins de semana e feriados das 15h às 18h. A Galeria encerra à segunda-feira. A entrada é gratuita.