O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.
PAULO LISBOA (COM MARCO FRANCO E FRANCISCO CORDOVIL)
Asterismo. Sequência para piano, guitarra e projetor
MUSEU DE SERRALVES - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Rua D. João de Castro, 210
4150-417 PORTO
17 NOV - 17 NOV 2019
Performance: 17 de Novembro, 18h
Asterismo. Sequência para piano, guitarra e projetor de Paulo Lisboa (com Marco Franco e Francisco Cordovil)
Inserido na programação do Color Sound Frames 2019
Para esta performance, Paulo Lisboa propõe que um artista visual (ele próprio) e dois músicos (Marco Franco e Francisco Cordovil) se encontrem num espetáculo para a interpretação ao vivo de uma "pauta” que os três conhecem e interpretam previamente à concretização deste encontro. A "pauta” é um desenho esquemático utilizado para guiar a execução dos filmes, a que os músicos têm acesso apenas nos três meses anteriores ao espetáculo, interpretando individualmente e livremente o que se deixa interpretar e respeitando meticulosamente as indicações mais concretas. No palco, os dois músicos encontram-se com uma tradução daquele "guião” em imagem em movimento projetada. As indicações temporais, espaciais e de expressão muito precisas vão então testar a virtuosidade e resistência dos músicos perante a precisão maquinal do projetor.
Concepção: Paulo Lisboa é um artista visual natural de Lisboa. Embora recorra a vários media, o seu trabalho apresenta-se frequentemente na forma de desenho ou projeções onde aborda problemáticas relacionadas com a natureza da luz e a perceção da matéria.
Músicos Convidados: Marco Franco (1972, Lisboa) é músico compositor e artista visual autodidata. Iniciou o percurso musical no ano 1986, tocando bateria com diversas bandas, e entre 2006/2009 gravou dois álbuns do seu grupo Mikado Lab. Colabora e cria música para teatro, dança e cinema e, em 2017, editou "Mudra” para solo de piano. Diplomado em Guitarra Clássica, Música e Arte Contemporânea, Francisco Cordovil é um músico eclético por natureza, trabalhando com grupos de raízes e estilos diversos como música iraniana, turca, brasileira, portuguesa, jazz, rock ou clássica e em projetos interdisciplinares com dança e teatro.
:::
COLOR SOUND FRAMES De 16 Nov 2019 a 17 Nov 2019
Color Sound Frames está dedicado a projetos nacionais e internacionais que hoje seguem nesta linha de criação, com especial protagonismo para encontros entre o analógico e o digital, entre o predisposto e o imprevisto, e para a realização ao vivo tanto do som como da imagem.