Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA



Outras recomendações:

Notes on dis place/meant


Fred Moten
Escola das Artes | Universidade Católica do Porto, Porto

Ciclo Em Projeção


Mariana Caló e Francisco Queimadela
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Portugal 1974 - Um sítio que não existe, um tempo que verdadeiramente existiu


Ciclo de Cinema - 25 de abril de 2025
Cinemateca, Lisboa

Tremor 2025


Festival
Vários Locais / S. Miguel, Açores, S. Miguel

O teu rosto como o rosto da pintura


José David, José Luís Porfírio, Madalena Pena e Raquel Henriques da Silva
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Arte contemporânea para deter-se, para ver, para estar


Javier Garcerá
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

ARUS FEMIA


Zia Soares
CAM - Centro de Arte Moderna, Lisboa

AMO-TE


Maria Filomena Molder, Francisco Tropa e Ricardo Nicolau
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

ONDE ESTÃO ELAS? Mulheres artistas na Coleção do Museu do Neo-Realismo


Paula Loura Batista
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

AMELLE


Mai-Júli Machado
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


RUI MOREIRA E JOãO PINHARANDA

Transe




MAAT
Av. de Brasília, Central Tejo
1300-598 LISBOA

22 MAR - 22 MAR 2025


VISITA GUIADA: 22 de Março, 18h30-19h30, no MAAT Central


Rui Moreira e João Pinharanda convidam o público do museu a percorrer consigo a exposição Transe. Entre os mais de 80 desenhos e pinturas reunidas no MAAT, encontramos um trabalho minucioso e forte, carregado de sentidos e de narrativas, de referências ocultas ao cinema, à literatura, à cultura erudita e popular, produzido através de profundos processos de resistência, que recolocam o tempo, a lentidão e a persistência num lugar preciso. Ainda que, como afirma João Pinharanda, «as imagens de Rui Moreira quase substituam a palavra descritiva e interpretativa», a experiência da visita com artista e curador completa a experiência da exposição, contribuindo para a qualidade existencial do tempo, que Rui Moreira procura incansavelmente encontrar.

+INFO: https://maat.pt/pt/event/rui-moreira-transe


:::


O MAAT apresenta 'Transe', a primeira exposição antológica do artista português Rui Moreira. A exposição desenhos e pinturas sobre papel, de médio e muito grande formato, e uma escultura de grande dimensão que será apresentada na Praça do Carvão. Com uma carreira com mais de 20 anos, Rui Moreira é um dos mais significativos artistas portugueses dos revelados na primeira década deste século e um dos que tem curriculum internacional mais consolidado.


Rui Moreira (Porto, 1971) estudou no ar.co – centro de arte e comunicação visual em Lisboa e no Art Institute of Chicago. O seu trabalho é frequentemente orientado pelas suas viagens e explorações. Através das suas criações, ele experimenta e recupera as percepções físicas e psicológicas inerentes a lugares como o deserto de Marrocos, a nascente do Ganges, a selva amazónica ou a região de Trás-os-Montes.
Em 2014, o Mudam Luxembourg – Musée d'Art Moderne Grand-Duc Jean apresentou I Am a Lost Giant in a Burnt Forest, uma ampla exposição da sua obra. Em 2015, um dos trabalhos de Rui Moreira foi adquirido para a Collection Société Générale. Em 2016, um conjunto de dez obras foi exposto no Pavilhão Branco / Galerias Municipais de Lisboa. Intitulada Os Pirómanos, esta exposição foi depois apresentada no CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães em 2017. Em 2018, o seu trabalho foi incluído na exposição coletiva Saudade – Unmemorable Place in Time, na Fosun Foundation, em Xangai, e no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, e em 2023 numa outra exposição coletiva intitulada I II III IV V – cinco décadas de ar.co – centro de arte e comunicação visual, realizada no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em 2023.
Rui Moreira colabora com a galeria Jeanne Bucher Jaeger desde 2008, tendo apresentado várias exposições individuais, a mais recente das quais The Passengers, em 2022.