Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

WITHIN/AGAINST THE PICTORIAL PARADIGM


Sabeth Buchmann
Lumiar Cité - Maumaus, Lisboa

ALLEZ PARIS


António Pedro Ferreira
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, Lisboa

Passeio da Estrela


Galerias do bairro da Estrela e do Rato
Vários locais/Lisboa, Lisboa

A Última Licão de José Gil


Marta Pais Oliveira
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

O Corpo de Elsa von Freytag-Loringoven: Uma crítica ao urinol de Duchamp


Joana Masó e Éric Fassin
Sismógrafo, Porto

Workshop SONDA


Radical Imagination. Art against Toxicity
Rampa, Porto

Sessões na esplanada


cinema ao ar livre
Cinemateca, Lisboa

SPELLBOUND


Colectivos [kameraphoto] + Hélice
Procurarte, Lisboa

Artistas portugueses em Londres no pós-guerra


Arte Britânica - Ponto de Fuga
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Local Art Worlds (or Imaginary Geographies with Real Effects)


Howard Singerman
Goethe-Institut Portugal, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


18ª EDIçãO

GAB-A / Galerias Abertas das Belas-Artes




FBAUL - FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 LISBOA

06 JUN - 08 JUN 2025


ATELIER ABERTO: 6, 7 e 8 de Junho de 2025, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Entrada livre.


18ª edição gab-a galerias abertas das belas-artes

Evento de partilha aberto ao público. Mostra de jovens artistas, num espírito de ateliê aberto.


Horário:
6 de junho – 18h-20h
7 e 8 de junho – 14h-20h



As GAB-A são, simultaneamente, um fórum de discussão e mostra de jovens artistas, de produtos de investigação artística e de obras em contexto de ensino superior artístico público, integradas no espaço físico onde são pensadas e produzidas. Não é uma exposição numa galeria, museu ou centro cultural. É a abertura dos espaços de trabalho e de investigação artística que a Faculdade de Belas-Artes encerra, num espírito de ateliê aberto.

As GAB-A são um evento de partilha aberto ao público, cujo sucesso depende da vontade dxs seus/suas participantes e das suas ambições. É um espaço informal, pontuado pela presença de jovens criadores. Um fórum / feira, onde se ensaiam questões pragmáticas como o contacto com o mercado artístico; a constituição de grupos e/ou de projetos ou a definição de estratégias para ações futuras. É um momento que se alicerça na troca de experiências, na aprendizagem e na aplicação de conhecimentos.

Nesta edição, o Pop-up de vendas decorrerá dia 5 de junho. O objetivo é proporcionar às vertentes artísticas em questão um espaço democrático, afeto ao propósito da venda, de maneira a que este não interfira com o bom funcionamento das GAB-A. Quando falamos de local de vendas, falamos de um espaço onde xs alunxs terão a oportunidade de comercializar o seu merchandising como stickers, brincos, cerâmicas utilitárias, etc. Nos dias 6, 7 e 8 de junho, durante a mostra dos trabalhos, xs alunxs terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos e projetos artísticos desenvolvidos ao longo dos semestres, sendo também estes passíveis de serem vendidos.

Nas GAB-A não há seleção de obras nem de participantes por qualquer entidade que não o próprio autor. Dá-se, assim, a possibilidade a cada estudante de testar a sua capacidade de decisão, de autocrítica e de autonomia. Todxs xs alunxs são convidadxs a participar. As GA-BA procuram criar um ambiente de fórum de arte contemporânea, no centro da sua origem (o próprio local de aprendizagem e de investigação), o que propicia a elaboração de questões sobre a arte e o papel que esta desempenha no mundo. Nas GA-BA estabelecem-se pontes entre todos os ciclos de ensino. Ao lado de um licenciando, podemos encontrar um mestrando ou um doutorando.