Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Arquiteturas Film Festival


Colectiva
Cinema Fórum Lisboa, Lisboa

PRIVATE: WEAR A MASK WHEN YOU TALK TO ME


Alexandra Bachzetsis
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Percursos de Desobediência



Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo


João Monteiro
Cinemateca, Lisboa

on portrait / sobre o retrato


jornada de estudos
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

Fade Into Nothing


PAULO FURTADO, PEDRO MAIA, RITA LINO
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

A Imagem Paradoxal


Francisco Afonso Chaves
Museu Nacional de História Natural, Lisboa

História do Secreto: os arquivos da PIDE e a manipulação do visível


Jacinto Godinho
Museu Coleção Berardo, Lisboa

History of European Photography



FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

Ciclo "Novas Perspetivas"


CARRILHO DA GRAÇA, JULIÃO SARMENTO E JOAQUIM SAPINHO
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 

share |

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

Curtas Vila do Conde








04 JUL - 12 JUL 2009


APRESENTAÇÃO


ABERTURA DO 17º CURTAS VILA DO CONDE COM JIM JARMUSCH E FILME CONCERTO COM NORBERTO LOBO


De 4 a 12 de Julho de 2009, o CURTAS VILA DO CONDE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA está de regresso. A sua 17ª edição vai marcar a reabertura do Teatro Municipal de Vila do Conde, em remodelação desde 2006, obra que resulta da recuperação de um edifício emblemático, o antigo Cine-Teatro Neiva. O novo edifício tem a dimensão ideal para o Festival, que permitirá concentrar todos os espaços necessários à sua realização.

O 17º Curtas Vila do Conde propõe uma programação dinâmica que privilegia a diversidade de abordagens e propostas do universo cinematográfico, cruzando-as com outras linguagens artísticas como as artes plásticas, vídeo-arte, ou a música. O Festival apresenta em 2009 duas novas secções competitivas: a competição Remixed, para filmes experimentais, conclusão de uma ideia de programação iniciada em 2006 em volta das linguagens e apresentações esteticamente mais arrojadas, e, a pensar no público mais jovem, a nova secção Curtinhas, uma aposta na formação e sensibilização de públicos que resulta das experiências anteriores do Curtas e do projecto anual ANIMAR.

A convite do Festival e a marcar a sessão de abertura oficial do 17º Curtas Vila do Conde que decorre a 4 de Julho, Sábado, às 22h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, Norberto Lobo interpretará em trio (num projecto chamado Tigrala, na companhia de Guilherme Canhão e Ian Carlo Mendoza) uma banda sonora original para “Tabu”(1931), o último filme do cineasta alemão F.W. Murnau, co-realizado com Robert J. Flaherty, e considerado por muitos como a obra-prima de Murnau.

Em antestreia nacional, às 24h00, é apresentado o mais recente filme “The Limits of Control” de Jim Jarmusch. É o regresso do cineasta norte-americano à realização e também ao Festival, que mostrou em anos anteriores algumas das suas curtas da série “Coffee and Cigarettes” e, logo na sua primeira edição em 1993, fez a antestreia do seu filme em episódios “Noite da Terra”. “The Limits of control” é uma viagem ao mesmo tempo realista e onírica de uma enigmática personagem, cuja actividade de contornos estranhos se mantém à margem da Lei. Uma missão de objectivos desconhecidos conduz um homem a um périplo por Espanha e pela sua própria consciência. O Filme conta com as participações de actores como Isaach De Bankolé, Tilda Swinton, John Hurt, Gael Garcia Bernal e Bill Murray.

A abertura do Festival é marcada ainda pelas inaugurações das exposições de Salla Tykkä, às 18h30, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e “Wish We Could Tell” de Joana Hadjithomas & Khalil Joreige, às 21h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde, e ainda a instalação “Wandering through the future” de Marjolijn Dijkman, também no Teatro Municipal. Em complemento a estas exposições, continua patente até 30 de Julho a colectiva “No Cinema”, no Centro de Memória. 

A 4 de Julho, a partir das 14h30, estreia a nova secção Curtinhas que, para além das sessões competitivas e ateliers de formação, disponibilizará um serviço de acolhimento de crianças “Espaço Brincar ao Cinema”, que permitirá aos espectadores do Festival – grande público, convidados e membros do júri -, assistir às sessões, sabendo que em simultâneo os seus filhos usufruem de um lugar de diversão e aprendizagem, sob a orientação de uma equipa de formadores. No dia 4 de Julho, às 15h00, será exibida a sessão de cinema para maiores de 12 anos e a 5 de Julho, a sessão é dirigida a crianças com mais de 6 anos de idade.

Ainda a 4 de Julho e a partir da uma da manhã, o Bar da Praça recebe os dj’s Fabulosa Marquise (PT/Cosmiclub), Oh_Yeah! (PT/Comisclub) e Uma Naper (PT/Passos de Aeróbica, Cosmiclub), para uma festa com tudo o que os anos 80 e 90 têm de melhor, do electro, ao rock, passando pelo techno. 

Os destaques do dia 5 de Julho, segundo dia do Festival, vão para a sessão especial “Caxinas 77” de José Manuel Sá, com música ao vivo de Paulo Praça e Eurico Amorim e leitura de textos por Valter Hugo Mãe. Uma oportunidade única de conhecer melhor o pitoresco universo das Caxinas, freguesia piscatória de Vila do Conde, num filme raro filmado a bordo da traineira ‘Senhora das Neves’, em 1977. 

Domingo é ainda dia da primeira sessão do Panorama Nacional, que apresenta um conjunto de obras que já foram exibidas em alguns dos principais festivais e mostras, algumas delas premiadas, com um óbvio destaque para o prémio principal da competição de curtas do Festival de Cannes por parte de “Arena” de João Salaviza.

Hadjithomas & Joreige, cineastas em foco neste 17º Curtas, apresentam a 5 de Julho, às 17h00, uma masterclass que incide sobre os seus trabalhos enquanto fotógrafos, cineastas e artistas plásticos. A partir das 23h00, são apresentados os filmes “Ramad” e “A Perfect Day”.

Às 23h00, no dia 5 de Julho, são apresentados os resultados do 10º VideoRun Restart, uma maratona de vídeo realizada em 48 horas, integrada na secção Take One!, dedicada ao panorama audiovisual e cinematográfico de produções realizadas no âmbito académico.

A competição internacional arranca no dia 6 de Julho, 2ª feira, e a competição nacional de curtas-metragens a 8 de Julho, 4ª feira.

O Festival disponibiliza um FREE-PASS, partir de 30 euros, com acesso livre a todas as sessões do Festival, filmes concerto, festas no Clube do Festival e oferta do catálogo oficial. Os bilhetes para as sessões de cinema custam 3,00 euros, com 20% de redução para portadores de Cartão Jovem e Cartão de Estudante. Para os filmes concerto e performances, os preços variam entre os 3,00 e os 12,50 euros e os bilhetes estão já à venda em www.ticketline.pt.

Consulte o Jornal do Festival com a programação diária: www.box.net/shared/lib2by6r46