Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


PRÉMIO FIDELIDADE MUNDIAL JOVENS PINTORES

2007-01-11




Vai decorrer este mês o concurso para a nova edição do Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores. Criado em 1990, o Prémio mantém os seus objectivos de estimular a produção portuguesa na área da pintura e contribuir para a descoberta e o reconhecimento de jovens talentos. Continuando a ter um carácter aberto através da modalidade de concurso, o Prémio surge nesta edição com uma dinâmica renovada:
1. Os critérios de acesso foram alterados: destina-se a partir de agora a artistas residentes em Portugal, com idades entre os 23 e os 30 anos, e com formação numa escola de arte.
2. A composição do júri foi modificada: integra nesta edição Isabel Carlos (curadora independente), João Queiroz (pintor), Manuel Botelho (pintor e professor de pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa), Miguel Wandschneider (programador e curador de arte contemporânea da Culturgest), Carlos Alberto Oliveira Cruz e Jorge Magalhães Correia (representantes da Fidelidade Mundial).
3. O número de premiados e o valor dos prémios foram igualmente alterados: prevê-se a distinção de um máximo de 4 artistas, com um 1º Prémio de 7.500,00€ e 3 menções honrosas de 3.750,00€ cada.
Durante o mês de Fevereiro, o júri irá seleccionar os artistas cujas obras vão integrar a exposição associada ao Prémio, a ter lugar na Culturgest de 14 de Abril a 13 de Maio. O anúncio dos nomes dos vencedores e a entrega dos prémios terão lugar na inauguração da exposição, a decorrer a 13 de Abril. Os interessados deverão entregar os seus trabalhos, inéditos e sem limite de dimensão ou formato, entre 15 e 31 de Janeiro de 2007, nas agências da Fidelidade Mundial em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Faro e Funchal.

Disponível em:
www.fidelidademundial.pt